sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de verão!

Começa à meia-noite deste domingo o horário de verão, quando os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão que adiantar os relógios em uma hora.

Este é um ano atípico, já que tivemos Copa do Mundo, eleições para deputados, governadores e presidente da república e agora o horário de verão. É bem verdade que no Maranhão não teremos que mexer no relógio, mas devido ao horário bancário, que obedece o horário de São Paulo e também a programação da TV, o maranhense termina mudando, também, a sua rotina.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acordar uma hora mais cedo vai exigir uma certa adaptação do corpo humano. Por isso, o médico Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda que o ideal é que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando “situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite”.

O médico também recomenda que as pessoas evitem consumir café ou chá preto, alimentar-se demais no jantar, dormir sem comer e praticar exercícios físicos muito extenuantes. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, disse o médico, por meio de nota.

Segundo o médico, o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio. O horário de verão foi instituído para reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico, ao final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário