quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 28 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
28 de maio de 2015

Opinião
Comentando sobre a reforma política, no momento o principal assunto no Congresso Nacional, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou que a votação mais importante foi não colocar na Constituição o financiamento empresarial das campanhas. Ex-deputado federal, ele lembra que participou intensamente do debate sobre Reforma Política entre 2007 e 2010. Na sua opinião, o tema mais difícil de conduzir na Câmara. Diz mais: “Porinstinto’, os parlamentares tendem a defender o melhor sistema eleitoral sob a ótica individual, isto é, aquele que os elegeu. E mais uma vez se demonstra que somente uma nova Constituinte pode fazer reformas política e tributária. Tese que defendo desde 2007”. Na terça-feira, o Plenário rejeitou o financiamento da campanha por pessoas físicas e jurídicas para os partidos e os candidatos. Ontem à noite o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, iria colocar novamente em votação emenda sobre o financiamento privado de campanhas por parte de empresas.

Olha aí!
Numa rodada de observadores políticos, na manhã de ontem, comentou-se que o secretário municipal da Educação, Zesiel Ribeiro, tem a pretensão de se candidatar à sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Ele é filiado ao PPS, que deverá fazer uma fusão com o PSB. Mas para viabilizar o seu nome com apoio de Madeira, ele teria que se filiar ao PSDB. Só que tudo indica que o partido tucano vai empurrar o caminhão. Do PCdoB ou do PDT.

Sem líder
Idealizador do Bloco Independente, o vereador Hamilton Miranda (PSD) procura destacar durante as sessões que o grupo não tem um líder. Na sessão de ontem foi destacada a audiência que o bloco teve com o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, quando os quatros vereadores apresentaram demandas. Fazem parte do bloco Hamilton Miranda, Zé da Farmácia, Chiquim da Diferro, Antonio José e ainda Raimundo Roma, que está de licença e, por isso, não vem participando das ações do grupo.

Todos
Está havendo uma ação forte dos órgãos competentes visando combater a poluição sonora em Imperatriz. Inclusive, recentemente o Ministério Público conseguiu, em audiência de conciliação, um acordo entre as partes de uma Ação Civil Pública, movida contra alguns estabelecimentos. É necessário que esta ação atinja todos os lugares que estão desrespeitando a lei. Moradores da área da Praça da Cultura, por exemplo, já fizeram até abaixo-assinado cobrando providências contra a poluição sonora naquele setor.

Vibrando
Um dos que mais comemoraram a prisão do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foi o ex-jogador e senador Romário (PSB-RJ). Ao falar sobre o assunto, o parlamentar criticou o dirigente, chamando-o de corrupto e ladrão, e parabenizou a atuação da polícia. Ele também lamentou o fato de Marin não ter sido preso no Brasil e disse ser o indicativo do “início de um grande futuro para o futebol brasileiro”.

Siqueira
Ex-senador e atualmente deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos (PTB) afirmou que não acredita que o Congresso Nacional consiga aprovar qualquer mudança na Reforma Política e na também aguardada Reforma Tributária. “A Câmara não conseguiu aprovar Reforma Política alguma e não creio que conseguirá aprovar reforma tributária. O Tocantins vai continuar sendo grande exportador de energia e nós vamos continuar pagando a energia mais cara”, revelou o filho do ex-governador Siqueira Campos.

Conscientizar
O Programa DST/AIDS tem realizado durante a semana uma série de ações que tem como principal objetivo levar informação ao público sobre doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa é destinada especialmente aos jovens de Imperatriz e conta com palestras, distribuição de materiais informativos e preservativos, além de testes preventivos. Nesta quinta-feira (28) a ação acontece no CRAS do Bacuri, a partir das 14h. Amanhã (29), a campanha acontece a partir das 8h, no Centro Novo, e a partir das 18h, no Imperial Shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário