Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 2 de abril de 2013, escrita pelo jornalista, Coló Filho.
Bastidores
Abril 2, 2013
Sessão
Hoje acontece a primeira sessão da semana da Câmara Municipal de Imperatriz. As pautas das últimas reuniões têm sido recheadas de Indicações. São solicitações ao Executivo para piçarramento e asfaltamento de ruas, rede de esgoto, instalação de semáforos, recuperação de estradas vicinais, construção de pontes, de escolas, postos de saúde, de praças, sistema de abastecimento de água em bairros e povoados, além de outros benefícios. Essas solicitações dificilmente são atendidas pelo Executivo. Não é obrigado a atendê-las. Mas os vereadores estão fazendo a sua parte. E as sessões não se resumem a Indicações. Há mais ações importantes dos vereadores, que debatem outras questões, denunciam e cobram providências das autoridades competentes. As audiências públicas, por exemplo, têm movimentado o plenário Leo Franklin. Questões relacionadas a serviços de telefonia celular, transportes, bancos, saúde, segurança e outros já foram discutidos. A população deveria prestigiar mais as sessões, até para cobrar, pressionar mais os vereadores. São poucas as sessões que ficam com as galerias lotadas.
Olho em 2014
Pelo que se viu no jogo do Cavalo de Aço, domingo, poderemos ter novidades nas eleições do próximo ano. O nome de um jovem empresário foi visto em camisa.
Presente
O torcedor do Imperatriz não nega fogo. Quando o time merece, ele vai ao estádio. A prova disso foi domingo, com o Frei Epifânio lotado. Agora o que foi observado é que os torcedores não esperaram o time receber a taça. Poucos ficaram. Com isso, não teve a tradicional volta olímpica. Amanhã, contra o Sampaio, novamente deve ser casa cheia.
Presente II
O prefeito Sebastião Madeira não foi ao estádio ver o Cavalo de Aço ser campeão, mas estava lá o seu vice, o Pasto Luiz Porto, que gosta de futebol. Embora sempre vice na política, não é torcedor do Vasco. É palmeirense.
Devagar com o andor...
A oposição comemora os índices alcançados por Flávio Dino em uma pesquisa divulgada na sexta-feira (29). Feita entre os dias 18 e 22 de fevereiro, e ouvidas 2.000 pessoas em 40 municípios de todas as regiões do estado, pelo Instituto Conceito, contratada pela Folha do Maranhão, a pesquisa mostra Flávio Dino com Flávio Dino 64,2 % e Luís Fernando com 21,1 %. Se ainda falta mais de um ano para as eleições e o secretário de Infraestrutura, que não é conhecido, como diz a oposição, já aparece com 21,1%, deveria ser motivo de preocupação, e não de comemoração. Portanto, é preciso que a euforia dê lugar à cautela...
Cobrando
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), inconformado pelo não pagamento dos 30% para os vigilantes de todo o Brasil, disse que é inaceitável que a lei não se cumpra em sua terra, no Maranhão. “Estou entrando agora com a correspondência dirigida à Procuradoria do Trabalho no sentido de que se cumpra, imediatamente, a lei aprovada, e que tome todas as providências enérgicas que o caso merece e dê às empresas não cumpridoras da legislação em vigor a punição imediata”, disse o parlamentar. A Lei 12.740/12 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2012, estabelecendo um adicional de 30% por risco de vida.
Mudança
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou proposta que acaba com o cumprimento de pena em regime aberto em casas de albergamento. A proposta altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). Pelo projeto, o condenado à pena de prisão por tempo igual ou inferior a quatro anos passará a ser submetido ao regime de recolhimento domiciliar, no qual o condenado sai de casa durante o dia para trabalhar ou estudar, mas precisa ficar em casa à noite e nos finais de semana e feriados. Atualmente, a legislação determina que o preso condenado a regime aberto passe a noite, os fins de semana e os feriados em casas de albergados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário