quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bastidores da política desta quinta..........


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 4 de abril de 2013, escrita pelo jornalista, Coló Filho.

Bastidores
Abril 4, 2013

Barrigada
Na ânsia de dar “furo”, blogueiros passaram a anunciar desde a noite de anteontem a “morte” do prefeito de Cidelândia, Augusto Alves Teixeira, o Neto Teixeira. Também sem procurar checar a informação, até televisão entrou na “furada”. É verdade que o estado de saúde de Neto Teixeira é crítico. Ele está internado em um hospital de São Luís. Mas blogueiros levados por boatos, sem a preocupação de apurar nada, “mataram” o prefeito. Deram uma barrigada, que no jargão jornalístico significa erro, notícia falsa. Neto Teixeira há tempo vem enfrentando problema de saúde, com a existência de um fungo na pele. A situação agravou-se depois que o fungo, através da corrente sanguínea, chegou ao cérebro. Teixeira está no exercício do seu segundo mandato, em Cidelândia. Na eleição do ano passado voltou à prefeitura com 42,82% dos votos válidos (3.179). Ele é filiado ao PMDB.

Drogas
O vereador Rildo Amaral (PDT) apresentou projeto de lei sobre a “obrigatoriedade da comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde das redes pública e privada, das ocorrências envolvendo embriaguês e/ou consumo de drogas por criança ou adolescente”. O vereador também quer a obrigatoriedade de “inserção de mensagens educativas sobre o uso de drogas durante a realização de shows, eventos culturais eventos esportivos, voltados para o público infanto-juvenil”.

Audiência
O professor e vereador Marco Aurélio (PCdoB) apresentou uma Indicação propondo a realização de uma audiência pública para “tratar dos problemas que impedem a inauguração do novo Campus da Universidade Federal do Maranhão”. Um dos problemas é a falta de pavimentação do acesso ao Campus.

Demorando
A Reitoria da UFMA ainda não escolheu o nome da tríplice para novo diretor do Campus de Imperatriz. A prévia foi realizada no dia 20 de fevereiro. Venceu o professor do Curso de Jornalismo, Marcos Fábio Belo Matos, com 32% dos votos. Concorreu com os professores Agnaldo da Silva (Ciências Humanas); Alan Ribeiro (Engenharia de Alimentos); Conceição Aparecida (Direito) e Marcelo Soares (Ciências Naturais).
Além de Marcos Fábio, integram a lista tríplice Alan e Marcelo.

CPI
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia, deputado César Halum (PSD-TO), se reuniu ontem com outros parlamentares para discutir a criação de uma CPI para investigar as quatro maiores operadoras de telefonia móvel do País: Vivo, Oi, TIM e Claro. Na ocasião, os deputados traçaram as medidas que serão tomadas para pressionar a presidência da Câmara para instalação da CPI. Atualmente, existem dois requerimentos de CPI sobre o tema: um do deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) e e outro do próprio Halum. Enquanto a CPI não é formalizada, César Halum conseguiu a aprovação de uma proposta de fiscalização e controle (PFC 95/12) para que a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara inicie as investigações. Os pedidos de CPI entram em uma fila cronológica de preferência, mas a sua criação efetiva pode ser influenciada pela mobilização dos líderes partidários, com decisão final do presidente da Câmara.

É o fim!
Depois da catastrófica administração de João Castelo como prefeito de São Luís, o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) passa a defender o lançamento do ex-prefeito tucano como candidato a governador, em 2014. O deputado justifica a necessidade de formar palanque para o pretenso candidato a presidente da República, Aécio Neves. Castelo não deve concordar com a ideia. Sabe das dificuldades.

Projetos
Projeto de autoria do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) dispõe sobre a isenção da taxa de 2ª via de documentos roubados ou furtados, quando estes forem expedidos por órgãos públicos do Estado do Maranhão. O direito à isenção deve ocorrer mediante apresentação da ocorrência policial. Outro projeto, de autoria do deputado Neto Evangelista (PSDB), proíbe a utilização de comandas e cartões de consumo por boates, danceterias, centros esportivos, centros de lazer, casas noturnas, casas de shows e similares no Maranhão. A exceção é concedida quando o a utilização dos cartões de consumo forem pré-pagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário