Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 1º de fevereiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje.
Bastidores
Fevereiro 1, 2013
Energia versus petróleo
O que você prefere, leitor, o desconto no preço da energia ou o aumento no preço do combustível? Estávamos todos quietos, acostumados com os valores da energia, um setor quase sem inadimplência, porque dela o que resulta é corte, isto é, o escuro. Aí vem o governo, dá com uma mão para em seguida tirar com a outra. Acentuando, cada vez que o bico abre a mangueira na bomba de gasolina, o bolso aperta. Se você ainda não encontrou a resposta, entre a energia e o petróleo, o que mais lhe beneficia ou o que mais lhe prejudica? - a Coluna responde: o desconto na energia será inócuo diante dos efeitos que o aumento do preço da gasolina e do óleo diesel trarão. A farinha, o açúcar, o feijão nosso de cada dia já estão mais caros. De resto, olha o que disse o ministro da Fazenda tentando minimizar o prejuízo: “O preço para o consumidor será menor que o praticado nas refinarias”. Não é o que aconteceu, tem lugares nesses Brasil afora, em que o aumento do preço na bomba quase chega aos 10 por cento. Esse é o Guido Mantega que os ingleses tão bem classificaram e que não se dá conta de que o dia de sua fala era 30 de janeiro e não, 1º de abril.
Aí é difícil
A SETRAN fez o papel dela, apreendendo vans que transitavam irregularmente por ruas da cidade. Aí chega um vereador e joga os passageiros contra os agentes de trânsito. Não é esse o caminho. Ao defender interesse de um grupo, irregular, além de tudo, o vereador não agiu em defesa da cidade.
Mais
É preciso reconhecer que, embora as ações sejam pequenas, a SETRAN, no quesito transporte coletivo, tem distribuído ‘bordoadas’ para todos. Empresas de ônibus, táxi clandestino e agora, vanzeiros. Precisa, no entanto, tornar suas ações mais amplas. E a questão maior reside nas empresas de ônibus que transportam em larga escala.
Assim é
Aliás, essa balbúrdia, com todas as irregularidades, é que estimula o surgimento e a existência dos clandestinos que insistem justamente porque Imperatriz não possui um sistema de transporte eficiente. Na ausência deste, sem ter para onde correr, a população se socorre no alternativo.
Segura, Ribamar
Com o aumento sobre os combustíveis, certamente virá pressão para aumentar o preço das passagens. Não será justo, primeiro porque não há ninguém, estudante, aposentado e trabalhador, satisfeito com o serviço oferecido quando o assunto é transporte coletivo. Segundo, porque desde 2008, no acender das luzes do final de ano, que a passagem em Imperatriz é uma das mais caras do Brasil.
Expectativa
Dia 5 de fevereiro é o dia da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Imperatriz, que agora passa a ter 21 vereadores. A lei que ampliou o número de eleitos na última eleição não determinava que fossem tantos, era uma opção que podia chegar até. Mas como “farinha pouca, meu pirão primeiro” os nobres 13 edis passados, alguns com medo de ficarem pelo caminho, entenderam que quanto maior o número de eleitos, maior a chance de eleição. Dá lição, já se sabe o resultado. Foi baixo o índice de reeleição. A expectativa agora é saber se aumentar o número de 13 para 21 vai significar melhoria na qualidade. É pagar pra ver.
Ladeira abaixo
Tem eleição em Brasília hoje. Dois candidatos, Pedro Taques (PDT-MT) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Não duvidem, o senador por Alagoas que dispensa comentários será eleito hoje presidente do Senado Federal. Como o eleitor escolhe para votar, quem com ele se identifica, Renan será representativo de todos aqueles que o escolheram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário