quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta quarta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 16 de janeiro de 2013, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Janeiro 16, 2013

Falecimento
Ontem a coluna noticiou que o ex-vereador de Imperatriz e atual vice-prefeito de Vila Nova dos Martírios, Bida Graciano da Cunha, se encontrava em estado grave no Hospital São Rafael. Infelizmente, ele morreu por volta das 5 horas da manhã, vítima de câncer de próstata. Bida foi velado até ao meio-dia em sua residência em Imperatriz, localizada na rua Bom Futuro, bairro Juçara, e levado para Vila Nova dos Martírios. Ele tinha 73 anos e foi vereador na legislatura 89-92. Elegeu-se pela coligação que tinha como candidato a prefeito Davi Alves Silva. Bida passou apenas 15 dias como vice-prefeito. O substituto imediato da prefeita Karla Batista passa a ser o presidente da Câmara.

Estragos
Muita chuva nos últimos dois dias e muitos transtornos na cidade, principalmente para os moradores dos bairros onde as obras de infraestrutura ainda não chegaram. Imperatriz cresceu sem o acompanhamento do poder público e o que se vê são problemas de todos os lados. Mas a situação já melhorou muito. Para deixar a casa arrumada mesmo, serão necessários vários anos e muito, mas muito mesmo, dinheiro. Felizmente, já há um bom começo.

Apertar
Ontem a governadora Roseana Sarney reuniu o secretariado para cobrar o estabelecimento de metas a cumprir em 2013. Com os recursos na ordem de R$ 1 bilhão conseguidos junto ao BNDS para o programa “Viva Maranhão”, Roseana quer a máquina azeitada para fazer os investimentos em saúde, infraestrutura, educação, desenvolvimento social, inclusão produtiva, superação da pobreza e mobilidade urbana. Serão contratados mais R$ 2,8 bilhões. É dinheiro para jogar nos 217 municípios.

No páreo
O ex-prefeito de Davinópolis, Chico do Rádio, está prometendo se candidatar em 2014 a uma cadeira da Assembleia Legislativa. Ele já foi deputado estadual e passou oito anos comandando a prefeitura. É um nome forte. Poderá comer uma boa fatia do bolo eleitoral dos atuais deputados eleitos pela região.

Sem festa
A prefeitura de Governador Edison Lobão não vai realizar carnaval. A bagunça administrativa em que se encontra o município está dificultando as ações da nova administração neste início de mandato. O novo secretário de Cultura de Edison Lobão é o ex-vereador de Imperatriz Raimundo Nonato “Expressinho”, que também foi candidato a vice-prefeito em 1982 na chapa de Renato Cortez Moreira, que perdeu a eleição para José de Ribamar Fiquene.

Passando da hora
Com mais um assassinato praticado por menor em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin voltou a se manifestar favorável à mudança na legislação. Hoje um menor infrator fica recolhido apenas três anos. O governador quer oito anos e quando completar 18 anos sai da Fundação para as unidades do sistema prisional. Este ano o Senado deverá discutir a redução da maioridade penal. O polêmico tema está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário