Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 2 de dezembro, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Dezembro 2, 2012
Ela merece!
A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo 3º do projeto de lei que definia a partilha dos royalties para todos os Estados e Municípios. Não se viu deputado do Maranhão, federal ou estadual, se pronunciar de forma contundente contra a decisão da presidente. Apenas uns dois “lamentaram”. Mas a Assembleia Legislativa vai homenagear Dilma durante a visita que fará a São Luís, amanhã. Ela receberá a Medalha Manoel Bequimão, uma iniciativa do deputado Magno Bacelar. “Dilma vem ajudando o Maranhão, liberando recursos”, justificou ele. É verdade. Quanto ela não tirou dos pobres municípios, vetando a distribuição dos royalties? Mas os prefeitos não devem ficar preocupados. Em 2014 serão lembrados pelos deputados. Mas para serem cabos eleitorais deles...
Definida
A eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Imperatriz é prego batido, ponta virada. Hamilton Miranda (PSD) vai se re-reeleger. Dos 21 vereadores que ocuparão o Palácio Dorgival Pinheiro a partir do dia 1º de janeiro, 14 já estão fechados com Hamilton. No próximo dia 6, todos viajam para São Luís para um encontro com a governadora Roseana Sarney.
Chapa
O vereador eleito Esmerahdson de Pinho (PSDB), que chegou a se articular para ser candidato, já recuou. Ele deve ser o primeiro vice-presidente. O segundo vice seria Enoc Serafim (PDT). Fátima Avelino (PMDB) seria a primeira-secretária. E Antonio Pimentel (DEM) o segundo-secretário.
Contra
Entre os vereadores que não devem votar em Hamilton Miranda estão Marco Aurélio (PCdoB), Aurélio (PT), Carlos Hermes (PT) e Buzuca (PSDB).
Demissão
Ontem surgiu a informação de que o diretor do posto de saúde do Nova Vitória teria sido demitido do cargo a pedido de um vereador eleito. Denúncia sobre a atitude do vereador já havia sido feita. Os moradores prometem fazer uma manifestação hoje. Ele trabalha há 10 anos no posto do Nova Vitória.
Reforma
O Plenário da Câmara pode votar nesta semana alguns pontos do projeto de lei da reforma política, como o fim das coligações proporcionais nas eleições; o sistema eleitoral misto; a coincidência de data das eleições; e o financiamento público de campanhas eleitorais. O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que pretende colocar em votação esses pontos. A definição das propostas que serão votadas, no entanto, só ocorrerá após a reunião com os líderes partidários, na terça-feira (4). O parecer do relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi apresentado no início do ano na comissão especial sobre o tema, mas nunca houve consenso para a votação integral do texto.
Derrotado
O médico Igor Lago deveria colocar a viola no saco e cantar em outra freguesia. Perdeu mais uma disputa dentro do PDT para o deputado Weverton Rocha, eleito presidente do Diretório Municipal do PDT, em São Luís. Igor e aliados tentaram na justiça impedir o encontro em que 168 delegados elegeram o novo diretório. O filho de Jackson Lago está sendo humilhado no PDT, desde que foi defenestrado da presidência estadual da sigla.
Abuso
Polícia e prefeitura estão prometendo guerra contra a poluição sonora. Beleza, mas só vendo para crer. Aliás, se é mesmo para combater o barulho na cidade, é preciso que se dê um basta, também, no abuso dos carros de propaganda, e não visar apenas o som em bares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário