domingo, 9 de dezembro de 2012

Bastidores do futebol...

Adiada...
A decisão da primeira e segunda divisão do futebol amador de Imperatriz foia adiada. O motivo, segundo o presidente da LIF - Liga Imperatrizense de Futebol - Esmeraldo Júnior, foi um documento que os clubes deram entrada na entidade solicitando o adiamento. É que os clubes querem, primeiro, receber uma verba que seria repassada pela prefeitura. A decisão ficou para a próxima semana. Feirinha x Novo Horizonte decidiriam a segunda divisão, enquanto JV Lideral x Santa Cruz, a primeira.

Segunda divisão
O Campeonato Maranhense de 2ª divisão tem prosseguimento neste domingo com mais dois jogos. Em São Luís, o Expressinho enfrenta o Americano. Aqui em Imperatriz, no CT Walter Lira, o JV Lideral enfrenta o Balsas. Este jogo vale a liderança da segundona. Balsas lidera com 6 pontos ganhos. O JV é o segundo com 4. Vale lembrar que o Balsas está reforçado por quatro jogadores do Imperatriz. Os zagueiros Jackson e Fagundes; o lateral direito, Bruno Bacabal e o atacante, Café, autor dos dois gols da última vitória da sua equipe.

Craque
Na premiação do melhores do futebol maranhense de 2012, realizada pelo competente radialista, Juraci Filho, em São Luís, o atacante do Imperatriz, Raylan, foi escolhido como o craque revelação. Como não pôde participar da festa dos melhores do ano, o técnico Vinícius Saldanha recebeu o prêmio em seu lugar. Raylan já está em São Paulo, onde acertou com um clube paulista para a temporada de 2013.

Despedida
Está definida data do jogo de despedida do meio campo Cristiano - "Coração de Leão" - do futebol profissional. O jogo, que terá a participação de, quase, 100% dos jogadores campeões estadual de 2005 pelo Cavalo de Aço, acontecerá dia 14, sexta-feira, no estádio municipal Frei Epifânio. Confirmados para o jogo o goleiro Rodrigo Ramos, Emanuel, Clayffi, Neném, Dênis, Daniel, Aélson, Ricardo Feltre, Calebe, Zé Neto, Diná, Ricardinho, Edú Xiquita, Lindoval, Rúbsen, Ivan, entre outros. O adversário será uma equipe formada com jogadores que estão de férias na cidade, entre outros convidados. Os ingressos para o jogo já estão à venda na Levada Elétrica a preços populares.

Cavalo de Aço
Ainda não foi definido quem comandará o Imperatriz na temporada de 2013. O atual presidente da Junta Governativa, Edvaldo Cardoso, que retornou de São Luís na sexta-feira, manifestou interesse em permanecer no comando. Afirmou que já fez contatos com várias pessoas, entre elas o Tenente Coronel, Edeílson Carvalho, e que essas pessoas só participam, se o seu nome for confirmado para a próxima temporada. 

Eleição
No outro lado da mesa, o presidente do Conselho Deliberativo, William Marinho, tem manifestado interesse em realizar as eleições, a princípio marcadas para fevereiro. Com eleição, segundo o Estatuto do Clube, só podem participar os conselheiros, o qual o atual presidente da JG, ainda não faz parte. No sábado fiquei sabendo que o próprio William Marinho tem interesse em colocar seu nome para assumir o time em 2013. Pessoalmente, ele não me falou isso.

Chapão
Existe a possibilidade, ainda, da formação de um CHAPÃO, no qual, o controlador do município, Cândido Madeira, tem interesse em participar. Com ele viriam vários empresários, que já manifestaram apoio. Cândido, inclusive, teve uma conversa com o presidente do Conselho Deliberativo, e deixou claro que sua intenção é somar. Não quer ser presidente, mas assumiria a vice-presidência de administração. Ele já tomou conhecimento do Estatuto e vai ter uma reunião na segunda-feira com o prefeito Madeira e em seguida se decidir.

Vaidade
Estou sentido neste jogo "político", no Imperatriz, que o "pessoal" está superando o "coletivo". O ego pessoal está se aflorando e algumas pessoas estão deslumbradas com o momento que a cidade vive e a possibilidade do Cavalo de Aço se superar e aparecer neste cenário como um clube de futebol profissional, de fato e de direito. O momento é de se despir de qualquer vaidade e ter a consciência de que o mais importante é o time e não a pessoa.

Posição
Como vice-presidente do Conselho Deliberativo, busquei a aproximação de pessoas com respaldo e interessadas em fazer do Imperatriz um time, verdadeiramente, profissional, em todos os sentidos. Sai ano, entra ano e sempre é a mesma coisa. Mesmo com o surgimento de um trabalho de categorias de base, onde o time conquistou até título este ano, o Cavalo de Aço não tem nada. Não tem sede, não tem ônibus, não tem jogadores e muito menos um endereço. Consegui o Estatuto do Clube e provoquei um encontro entre Cândido Madeira e William Marinho. Conversaram e definiram a voltar a tratar do futuro do time na semana que entra. A mesma coisa fiz com o atual presidente da JG, Edvaldo Cardoso. A partir de agora lavo minhas mãos e torço para que "eles" decidam o que será melhor para o Cavalo de Aço. Minha parte já fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário