Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 06 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Dezembro 6, 2012
Zangado
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) está inquieto. Não admite o veto ao projeto que garante a distribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados e municípios do País. Durante pronunciamento da tribuna da Câmara, Escórcio propôs que a presidenta Dilma Rousseff faça uma compensação aos estados não produtores de petróleo, como o Maranhão. “Tenho respeito muito grande pela nossa querida presidenta da República, mas ela precisa olhar essas desigualdades regionais, principalmente o que passa o meu querido Maranhão. Eu faço até uma proposta, deixa como está, mas ela dá uma compensação. A compensação seria o que o Maranhão está perdendo”. Ele defendeu também, se necessário, a derrubada do veto. “Nós não podemos deixar só dois estados nadando de braçada. Lá no Maranhão, o povo está pedindo, está exigindo e nós estamos aqui como representantes daquele povo para exigir. Se for o caso, vamos derrubar o veto. Faço parte do grupo que dá sustentação à presidente aqui, mas em primeiro lugar o meu povo, a minha gente, porque o meu povo está necessitando, necessitando de condição de igualdade com esses estados mais ricos desse País”, afirmou Francisco Escórcio.
Faltando
O time do Imperatriz corre o risco de não receber a última parcela do recurso que iria ser paga agora em dezembro pela prefeitura. É que o Cavalo de Aço só bota a mão na grana se entregar a documentação prestando conta do dinheiro que já recebeu. Fora isso, não tem mais ajuda. A informação foi dada por fonte da prefeitura.
Fora
Também consta que o controlador geral do Município, Cândido Madeira, não está mais interessado em assumir um cargo no Cavalo de Aço para ajudá-lo a resolver os problemas. Não conseguiu nem o estatuto que solicitou. Segundo a fonte, Cândido “não vai entrar em beco escuro”. É uma grande chance que o time perde para se reerguer, pois o controlador, além de contribuir com a parte administrativa, poderia ajudar na busca por patrocínio.
Melhores
Estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) revela que São Luís é a melhor cidade para se viver no Maranhão. Em segundo lugar vem Imperatriz, seguida de São José de Ribamar, Porto Franco, Bacabeira, Coelho Neto, Estreito, Guimarães, Presidente Dutra e Itapecuru-Mirim. O levantamento leva em consideração três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
Lei da Tora
Para impedir a retirada das toras colocadas na entrada da cidade, o prefeito Ildemar Gonçalves iria encaminhar à Câmara Municipal de Açailândia um projeto de lei para “tombamento”. A prefeita eleita Gleide Santos está decidida a retirar as toras, que formam um “T”. A polêmica está formada. Fica ou não? Os vereadores devem decidir na sessão de segunda-feira.
Primeiro
Hoje a Universidade Ceuma fará o lançamento do primeiro vestibular do Campus de Imperatriz. A solenidade será às 19 horas, no New Palace Eventos, com a presença do reitor da Uniceuma, Prof. Me. Marcos Barros e Silva.
Injustiça
O deputado maranhense Domingos Dutra (PT) lamentou a decisão da Presidência em vetar o projeto dos royalties do petróleo. O deputado argumentou que a determinação foi injusta com os estados brasileiros. Dutra presume que o poder executivo sofreu pressões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ele argumentou que o veto “condena os estados mais pobres a permanecerem pobres”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário