domingo, 1 de julho de 2012

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 1º de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 1, 2012

Derrota
Ildon Marques perdeu para Antonio Leite na convenção do PMDB: 30 a 13. No discurso que fez antes da votação, o ex-prefeito demonstrava estar muito magoado. Foi duro, desabafou. Começou desmentindo uma informação de que ele teria almoçado com Lobão e o prefeito Madeira. Segundo ele, “a mentira foi plantada dentro do PMDB para tentar me desmoralizar, dizer que me vendi”. Ildon também fez um resumo da sua trajetória política, que começou no velho MDB. Ele fez questão de destacar que nunca traiu a governadora Roseana Sarney ou outro aliado. Lembrou que se manteve ao lado dela quando do Caso Lunus, em que muitos aliados se afastaram. Na época, Roseana despontava com chances de disputar a eleição para a Presidência da República. Também destacou que na eleição estadual foi procurado por uma pessoa para aderir a Jackson Lago, inclusive lhe oferecendo muito dinheiro, mas se recusou a tratar do assunto. Ao final do discurso, Ildon disse que não gastaria dinheiro nas eleições. Iria fazer a campanha apenas com os “santinhos”, um par de botas e as pessoas que quisessem acompanhá-lo.

Vice
Ildon Marques iniciou a sua fala anunciando que se fosse o escolhido na convenção, a sua vice seria a odontóloga Rosângela Curado, do Democratas. Arrancou aplausos.

Ausentes
Nem Lobão, e muito menos João Alberto. Os dois não compareceram à convenção do PMDB. Estiveram em Imperatriz no dia anterior, conversaram, inclusive com candidato de outro partido, e voltaram “em cima do rastro”. Foram à convenção o presidente estadual do partido, Remi Ribeiro, e o deputado Roberto Costa, ligado a João Alberto. Ele defendeu a candidatura própria e que fosse escolhido um nome com condições de vencer as eleições. Também presente Zenira Fiquene.

Olha aí..
“Como Leite não pensa em ser candidato e encabeçou uma tese no encontro apenas para contrapor Ildon, ele deve renunciar à indicação nos próximos dias e o PMDB, então, anunciará apoio à reeleição do prefeito Sebastião Madeira”. A afirmação é do jornalista e blogueiro de São Luís, Gilberto Léda, em postagem com o título “Ildon Marques perde de lavada em convenção e PMDB deve fechar com Madeira”.

Presentes
Clay e Igor Lago estiveram presentes na convenção do prefeito Sebastião Madeira. Embora sendo do PDT, a viúva e o filho de Jackson Lago não apoiam o candidato do partido, Carlinhos Amorim. Os dois foram decisivos para que Madeira escolhesse como vice o Pastor Luiz Porto, que foi vice do ex-governador. Um golpe articulado junto à Executiva Nacional por Weverton Rocha e Julião Amim, apoiados por Gean Carlo, tirou Igor Lago da direção estadual do PDT. Daí a mágoa dos Lago, que estarão no palanque de Madeira.

Mantido
O candidato Carlinhos Amorim manteve o vice, Clayton Noleto (PCdoB), quando se especulava que seria anunciado o nome do empresário Ribinha Cunha (PR). A convenção do PDT/PCdoB teve a participação do ex-candidato a governador Flávio Dino.

Mudança
O fim das convenções não quer dizer que já esteja tudo definido em termos de candidatura. Pode haver mudança, especialmente em relação a vice, até 5 de julho, último dia para os partidos e coligações apresentarem no cartório eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice e a vereador. Então, é aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário