quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bastidores da política desta quarta......

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 4 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 4, 2012

Indefinição
Qual mesmo o rumo que o PMDB tomará? Esta é a pergunta que vem sendo feita por políticos e eleitores. O partido realizou a convenção com a promessa de que teria candidato próprio. Antonio Leite venceu Ildon Marques. Leite diz que é candidato. Mas os rumores são de que o PMDB pode apoiar Madeira ou até mesmo a candidata do Democratas, Rosângela Curado. Entendimentos existem. À coluna, o deputado federal Francisco Escórcio afirma que o partido vai apoiar a reeleição de Madeira. Ou como dizia o deputado Cid Carvalho na campanha de 92: “O PMDB é Madeira”. E nesse disse-me-disse, vamos chegar até amanhã, quando então tudo estará definido, com o fim do prazo para o pedido de registro de candidaturas.

Apareceu
O ex-deputado João Batista mostrou a cara. Sábado participou da convenção liderada pelo PSDB. Batista é do PP, que apoia Madeira. Ele não é candidato a vereador, e vai apoiar o sogro, o ex-vereador Antonio Pimentel.

Estratégia
A candidatura de Rosângela Curado interessa ao Palácio dos Leões. Tira a possibilidade do partido se aliar a Carlinhos Amorim e ajuda a dividir o voto da oposição, favorecendo o prefeito Sebastião Madeira. Quanto mais candidatos, melhor para a situação. Só não interessava Ildon Marques.

Quer briga
O prefeito de Davinópolis, Chico do Rádio (PDT), voltou a ser oposição ao governo do Estado. Consta que no seu discurso feito na convenção do candidato Palmirendo, bateu no governo e não deixou escapar nem os deputados Antonio Pereira e Chiquinho Escórcio.

Ficou
O ex-secretário da Juventude, Arnaldo Junior, perdeu a pasta mas não deixou o grupo de Madeira. Ele vai trabalhar na campanha do tucano, embora sendo do PDT. A exemplo de Arnaldo, outros pedetistas também continuarão com Madeira.

Cruzeta
O ex-deputado federal Roberto Rocha trocou o PSDB pelo PSB com a promessa de que seria candidato a prefeito de São Luís. Mas foi deixado às cobras. O partido, ao invés de garantir a sua candidatura, deixou o seu destino na mão de outro partido. O PSB entrou no “consórcio dinista” e Rocha dançou. Flávio Dino escolheu o pré-candidato do PTC, Edivaldo Holanda Junior. Ao contrário do PSB, o PP e o PPS não se curvaram e lançaram candidatura própria.

Aqui
A situação de Roberto Rocha é a mesma do vereador Edmilson Sanches, que levou uma cruzeta do PCdoB, em que confiou e deixou o PSDB para ser candidato a prefeito. Terá que se contentar com a disputa pela reeleição.

Forte
A maior coligação no Maranhão foi feita em São José de Ribamar. Vinte partidos se uniram para apoiar a reeleição do prefeito Gil Cutrim, cuja administração é um exemplo. Ele dá sequência ao trabalho do ex-prefeito Luiz Fernando, do qual era vice. Fernando renunciou para ser chefe da Casa Civil do Governo Roseana. Os partidos são: PMDB, PSD, PV, PHS, PSDB, PR, PTB, PTdoB, PMN, PSL, PSDC, PP, PSC, PRP, PRB, PTN, DEM, PPS, PT e PTC.

Itinga
Em Itinga, 13 partidos formam a coligação liderada pela prefeita Vete Botelho: PDT, PPS, PT, PHS, PTC, PSDC, PR, PRP, PSD, PCdoB, PSB, PMDB e PV. Vete disputa a reeleição com novo vice, o empresário Francisco Bosco do Nascimento, ex-secretário de Finanças do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário