quinta-feira, 14 de maio de 2015

Na companhia de ministro, governador visita região tocantina..

Flávio e Chioro reunidos com os indígenas.
Imperatriz - O Governador do Maranhão, Flávio Dino, está cumprindo agenda de trabalho na Região Tocantina, desde ontem, quarta-feira, se estendendo por todo o dia de hoje.

Na parte da manhã de quarta-feira, Flávio Dino visitou e anunciou mais obras na cidade. Esteve na nova sede da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT), aqui em Imperatriz, onde reuniu com os prefeitos da Região. Em seguida, participou de um almoço, na Associação Médica de Imperatriz.

Aldeias indígenas
Recebidos com cantos comemorativos e ladeados por uma corrente indígena, que percorreu toda a aldeia, o governador Flávio Dino e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, estiveram na tarde de ontem, quarta-feira, (13), levando serviços de atenção básica a aldeias da Região, que tem população aproximada de 30 mil indígenas.

O evento abriu a Campanha da Vacinação dos Povos Indígenas, que aconteceu na Aldeia São José, em Montes Altos. O ministro destacou as estratégias do Governo do Maranhão no sentido de reforçar os investimentos em atenção básica e saúde da família e reiterou o apoio do governo federal ao estado.

Durante o encontro, o governador Flávio Dino frisou o compromisso da gestão estadual com a descentralização da Política de Saúde, a partir do diálogo constante com as 19 regiões de saúde do estado, a integralização dos serviços, oferecendo desde o atendimento básico até as intervenções mais complexas, a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um e a luta pela melhoria na qualidade de vida da população. Para ele, a humanização do atendimento é o aporte central do padrão implantado na atual gestão estadual.

A visita do Ministro integra as ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que tem como objetivo disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. No Maranhão, expectativa é vacinar 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado.

Na Aldeia de São José, onde vivem dois mil índios Krikatis, além do lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde da Aldeia, que deverá atender a população das aldeias vizinhas.

Vacinação
A meta é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário