domingo, 31 de maio de 2015

Bastidores da política e domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 31 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
31 de maio de 2015

Reforma
Na primeira semana de votação da reforma política, o assunto rendeu mais de 20 horas de discussões e muita polêmica. Até agora as decisões tomadas foram: manutenção do atual sistema de eleição de deputados e vereadores; fim da reeleição para chefes do Executivo; corte do Fundo Partidário de legendas sem congressistas; e permissão para doações de empresas a partidos, e de pessoas físicas a partidos e candidatos. Depois do dia 10 de junho haverá definição sobre a duração dos mandatos; eleições municipais e gerais no mesmo ano; cotas para mulheres; voto facultativo; data da posse presidencial; federações partidárias; entre outros assuntos. E o resultado final ainda precisa ser votado em segundo turno antes de ir ao Senado. Para valer nas eleições de 2016, as mudanças têm de entrar em vigor até outubro.

Voltando
Consta que o vereador Raimundo Roma estará de volta à Câmara na próxima terça-feira, após 90 dias de licença. Ele está sendo substituído pelo suplente Alberto Souza, que recentemente trocou o PP pelo PDT.

Será?
Revela-se que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, estaria de malas prontas para deixar o PTC. O seu destino seria o PSDB, comandado no estado pelo vice-governador Carlos Brandão. Com isso, a sigla tucana teria candidato próprio em 2016, já que Holanda Junior concorrerá à reeleição.

Apoio
O secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto, continua sem se manifestar sobre a possibilidade de participar das eleições municipais. Ele está focado no cronograma de obras que vem executando em todo o estado. Entretanto, lideranças políticas têm defendido o nome do secretário, apontado como uma boa opção do grupo liderado pelo governador Flávio Dino para a sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Alguns vereadores já manifestaram o interesse em apoiá-lo. É aguardar as águas de março do próximo ano, quando as candidaturas começam a ser definidas.

Trânsito
Como já conseguiu conscientizar os motoristas no Aeroporto Renato Moreira, a Setran deveria deslocar os agentes que estão lá para os estacionamentos em shoppings e supermercados, onde motoristas estão ocupando vagas destinadas a portadores de necessidades especiais e idosos. Isso sem falar nos estacionamentos nas ruas centrais, onde rampas são obstruídas. E também há o caso de comerciantes “privatizando” estacionamentos, como estava acontecendo na Luís Domingues. Após matéria de O PROGRESSO, o dono da loja retirou os cavaletes.

TRE
As sessões ordinárias do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão do mês de junho serão realizadas nos dias 2, 9, 16 e 18, sempre a partir das 15h. Na pauta constam 56 processos para julgamento, sendo eles de prestações de contas, ações de investigação de mandato eletivo (Graça Aranha e Araioses), mandatos de segurança, recursos e representações.

PCdoB
O governador Flávio Dino participou em São Paulo da Conferência Nacional do PCdoB. Foi debatida a conjuntura nacional e eleita a deputada Luciana Santos como nova presidente. “O nosso Partido será presidido por uma mulher, negra e nordestina, que tem história de luta e competência. Muito bom. Viva Luciana”, comentou Flávio Dino.

Pelo celular!
Além do atendimento 24 horas no Facebook, o cliente maranhense tem mais uma facilidade: o novo App Cemar. O cliente pode baixar em seu dispositivo móvel, cadastrar uma ou mais unidades consumidoras para ter acesso à consulta de faturas, impressão de 2ª via, acompanhamento de serviços, denúncia de fraude, religação de energia, falta de energia e outros serviços. O aplicativo está disponível no Google Play e brevemente na Apple Store. Uma grande novidade é que por meio do App Cemar você vai ser avisado antecipadamente quando houver desligamento programado na área das unidades consumidoras cadastradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário