sábado, 30 de maio de 2015

Bastidores da política deste sábado

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado, 30 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
30 de maio de 2015

Cargos
O governo do estado tem muitos cargos. Milhares. Mas a “pidança” é maior. Todo mundo que carregou uma bandeira quer uma boquinha. Como não é possível o governo atender a todos, as nomeações vêm sendo feitas a conta-gotas e dependendo do “currículo” de cada um. Com a demora, vem a natural zanga ou cobranças. Consta, por exemplo, que alguns vereadores de  Imperatriz teriam pedido para serem prestigiados, indicando aliados para cargos. Ontem teria havido até uma reunião com dirigente de um dos órgãos estaduais em Imperatriz. Estão esperançosos. Vale destacar que tem vereador que já conseguiu nomeação de aliado.

Recado
Veja o que disse ontem o governador Flávio Dino: “Trato cordialmente todas as empresas instaladas ou que queiram se instalar no Maranhão. Mas não vou fazer ou manter coisas imorais. Só há um parâmetro válido e legítimo para manter uma boa relação entre o poder político e o poder econômico: o cumprimento da lei”.

Agora vai
Produtiva a audiência pública realizada ontem, na Câmara Municipal de Imperatriz, provocada pelo promotor da Infância e da Juventude, Alenilton Santos Júnior. Foi discutida a implantação da DPCA – Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Presente a alta cúpula da segurança estadual, como o secretário Jefferson Portela e o comandante geral da PM, coronel Marco Antonio Alves. Também o juiz Delvan Tavares. A instalação da DPCA está garantida.

Porta aberta
O suplente de deputado federal Cláudio Trinchão é assessor do ministro Gilberto Kassab. Com isso, políticos maranhenses estão tendo mais facilidade de agendar audiência com o ministro. Nesta semana Kassab recebeu o deputado estadual Max Barros, que tratou sobre o andamento de várias obras no estado. Max Barros contou que o ministro assegurou a retomada do Minha Casa, Minha Vida e garantiu mais unidades residenciais na segunda etapa, em algumas cidades. Uma das beneficiadas é Tutóia. Questões políticas também foram abordadas na conversa.

Aposentadoria
Matéria da Revista Congresso em Foco mostra que cerca de 250 deputados e senadores conseguiram a aposentadoria a partir de oito anos de contribuição. Na lista, entre os do Maranhão há João Castelo, Nan Souza, Jaime Santana, Enoc Vieira, Costa Ferreira, Remi Trinta, José Carlos Saboia e João Rodolfo.

Infidelidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não se aplica aos cargos do sistema majoritário de eleição (prefeito, governador, senador e presidente da República) a regra de perda do mandato em favor do partido, por infidelidade partidária, referente aos cargos do sistema proporcional (vereadores, deputados estaduais, distritais e federais). Os ministros aprovaram a tese: “A perda do mandato em razão da mudança de partido não se aplica aos candidatos eleitos pelo sistema majoritário, sob pena de violação da soberania popular e das escolhas feitas pelo eleitor”.

Trânsito
É inegável a melhora que vem acontecendo no trânsito de Imperatriz. Verdade que ainda há alguns problemas, como estacionamentos privativos de lojas, mas no geral a situação é outra. O secretário Cabo J. Ribamar, às vezes, tem sido criticado injustamente. Não vai adiantar a Setran fazer a sua parte se não houver colaboração da comunidade. A imprudência tem sido a maior causa dos acidentes. Acontecem em locais sinalizados. Tá na hora de cada um fazer a sua parte. E que a Setran acabe de vez  com os estacionamentos “privatizados” por comerciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário