terça-feira, 26 de maio de 2015

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 26 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
26 de maio de 2015

Civilidade
A exemplo do ano passado, o vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB) comemorou o seu aniversário com a presença de um  grande número de amigos e políticos. Presentes as mais importantes lideranças políticas da cidade, como o prefeito Sebastião Madeira, o ex-prefeito Ildon Marques de Souza e a ex-candidata a prefeita e subsecretária de Estado da Saúde, Rosângela Curado. Alguns “enciumados” criticaram Esmerahdson por ter convidado adversários do grupo ao qual pertence. Ora, ele não estava fazendo uma reunião política, e sim festejando um aniversário. No mais, Esmerahdson não faz política com ódio, tratando seus adversários como inimigos pessoais. Ganhou foi pontos, porque lá estavam simpatizantes de Madeira, Ildon, Curado e de outras lideranças, como o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, que não compareceu porque tinha compromissos em São Luís. Mas enviou uma mensagem.

Reunião
Ontem pela manhã, o prefeito Sebastião Madeira se reuniu com  Rosângela Curado. Os dois não trataram de assuntos político-eleitorais. Conversavam sobre ações na área de saúde.

Na Ilha
O Grupo Independente, formado pelos vereadores Hamilton Miranda, Antonio José, Zé da Farmácia e Chiquim da Diferro, viajou na manhã de ontem para São Luís. Hoje, eles têm audiência com o  secretário Clayton Noleto para tratarem de assuntos de interesse da cidade. O vereador Raimundo Roma também integra o grupo, mas está de licença. Consta que esses vereadores tomaram a decisão de formar o GI para se valorizarem e mostrarem que não estão sendo subordinados ao presidente da Câmara, José Carlos Barros. Coincidentemente, a formação do grupo aconteceu depois que Zé Carlos rompeu com o prefeito Madeira.

Reeleito
Deu a lógica. A Chapa 2, “Pra avançar muito mais”, venceu as eleições do Sinproesemma - Regional de Imperatriz. Encabeçada pelo professor André Santos, obteve 230 votos, contra 83 da chapa 1, do professor Raimundo Nonato. Outra chapa conseguiu apenas  9 votos.

Segurança
O governador Flávio Dino destacou, ontem, a convocação de mais 1.500 candidatos para a última etapa do concurso da Polícia Militar, além da nomeação de mais 10 delegados da Polícia Civil. Ele lembrou que já haviam sido chamados 1.000 policiais militares para a última etapa de testes. Os aprovados estão na Academia de Polícia. Flávio Dino observou que há graves problemas na segurança, como por exemplo, o tráfico de drogas. “Tudo é agravado pela falta de policiais. Estamos enfrentando o problema”, frisou o governador.

Mandatos
O Plenário da Câmara dos Deputados dedicará todas as sessões deliberativas desta semana - de terça-feira (26) a quinta-feira (28) - para a discussão e votação da reforma política. De acordo com o parecer do relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), todos os mandatos terão a duração de cinco anos, contra os quatro atuais. Pela proposta, os cinco anos valeriam ainda para os senadores a partir de 2027. O aumento do mandato está vinculado à ideia do fim da reeleição, exceto para os mandatos dos Legislativos municipais, estaduais, distrital e federal.

Fazer o bem...
Nesta semana mais uma ação social foi lançada em Imperatriz em prol de crianças que estão em instituições filantrópicas. “Doe Leite, doe vida” é uma ação promovida pelo Imperial Shopping, onde um espaço estará aberto no empreendimento para receber doação de leite em pó. Tudo o que for arrecadado será destinado a uma creche da cidade que atende crianças carentes. A campanha segue até o dia 21 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário