terça-feira, 12 de maio de 2015

Bastidores da política desta terça....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 12 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
12 de maio de 2015 

Unidade
O secretário da Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto (PCdoB), demonstra maturidade política ao defender o lançamento de  apenas um nome do grupo liderado por Flávio Dino à sucessão do prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB). Um racha do grupo poderia ocasionar a vitória de um candidato da oposição, que seria o ex-prefeito Ildon Marques (PMN), como o próprio Clayton Noleto lembrou em entrevista ao blog “Marrapá”, de São Luís. Por enquanto, declaradamente pré-candidata há a subsecretária de Saúde, Rosângela Curado (PDT), mas o PCdoB tem a pretensão de lançar um nome, isso sem falar na movimentação de alguns tucanos. Porém, acredita-se que na hora certa Flávio Dino sentará com todos os partidos aliados para buscar uma unidade em torno de um nome. Dificilmente os governos estadual e municipal, juntos, perderiam a eleição, seja quem for o candidato.

Polêmica
Hoje, terça-feira, acontece a primeira sessão da semana da Câmara Municipal de Imperatriz. As atenções estão voltadas para o presidente da Casa, José Carlos Soares Barros, que deverá se manifestar novamente sobre a questão do estacionamento na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. Ele é contra só poder estacionar do lado esquerdo.

Atuação
O deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) revelou que tem muito o que comemorar nos 100 dias de mandato, completados ontem. “Tenho me dedicado incansavelmente na construção de um trabalho que não venha decepcionar a confiança que nos foi depositada. E isso não nos permite vaidades, arrogância nem distanciamento do povo”, afirmou ele, destacando várias ações  em benefício dos municípios, especialmente da região tocantina. “Nas secretarias estaduais de Infraestrutura, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Casa Civil, Articulação Política, Agricultura, Agricultura Familiar, Indústria e Comércio, Turismo e tantas outras secretarias, tenho rotina e relacionamento com os membros devido a essa busca. E tenho sido respeitado por só levar demandas coletivas”, observou o parlamentar. O seu foco principal é na área de educação.

Ações
O governador Flávio Dino anunciou que esta semana será de muitos eventos e anúncios importantes na região tocantina e no sul do Maranhão. Na pauta, Mais Empresas, Mais Asfalto, UEMA, IEMA, Bolsas FAPEMA, MAPITOBA (região composta por Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), Saúde e Previdência Social.

Presença
A XVIII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas a Brasília acontecerá este mês, no período de 25 a 28. O governador Flávio Dino confirmou sua presença ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito Gil Cutrim. A versão 2015 do evento municipalista tem como diferencial o chamamento dos governadores para, juntos aos gestores municipais, discutirem e trabalharem pelo fortalecimento do municipalismo nos estados e por melhorias para os municípios, dentre elas a reformulação do pacto federativo.

Será?
Há rumores em São Luís de que o deputado federal João Castelo e a sua esposa, Gardênia Gonçalves, podem deixar o PSDB.

Josimo
Domingo, 10 de maio, completou 29 anos do assassinato do padre Josimo Moraes Tavares. Ontem, uma equipe da TV Aparecida estava na cidade fazendo uma reportagem, acompanhada do padre Raimundo Nonato. Josimo foi morto a tiros numa manhã de sábado, no prédio em que funcionava a CPT, ao lado da igreja de Fátima, em decorrência de conflitos agrários no Bico do Papagaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário