sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bastidores da política desta sexta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 29 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de maio de 2015

Drogas
São múltiplas as causas da violência, mas uma das primeiras são as drogas. Exemplos não faltam para a onda de criminalidade gerada por esse problema. Em Imperatriz, a maioria dos assassinatos tem ligação com as drogas. Assaltos também. Viciados roubam para comprar o crack, a maconha e a cocaína. Ontem a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública sobre o papel das instituições públicas na recuperação de dependentes químicos. Representantes de várias entidades envolvidas com a questão se fizeram presentes. O quadro sobre o tráfico de drogas em Imperatriz é assustador. Segundo o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na cidade existem mais de mil bocas de fumo e mais de 20 mil usuários. Um número alarmante, embora a Polícia tenha travado uma batalha dura contra os traficantes, fechando muitos locais de venda das drogas. É preciso um grande esforço do poder público e entidades não governamentais para mudar esta triste realidade.

Reeleição
A Câmara aprovou o fim da reeleição, mas os prefeitos que se elegeram em 2012 e os governadores em 2014 ainda poderão concorrer à releição, em 2016 e 2018, respectivamente. Portanto, o governador Flávio Dino, por exemplo, poderá ser candidato à reeleição. O prefeito Madeira só não poderá porque já foi reeleito. Mas poderão Jairo Madeira (João Lisboa), Cicin (Estreito), Aderson Marinho (Porto Franco), Chico Nunes (Senador La Rocque), Evando (Edison Lobão), Ivanildo (Davinópolis) e outros.    

Como queria
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comemorou a aprovação de temas da reforma política, na quarta-feira. Além do fim da reeleição, foi aprovada a doação de empresas para partidos políticos. Na terça-feira, todos os itens em votação haviam sido rejeitados. Para ele, já foi uma grande evolução conseguir aprovar o fim da reeleição.

Posse
Na noite de anteontem, o vice-prefeito Juscelino Oliveira assumiu o comando da Prefeitura de Açailândia, após o afastamento da prefeita Gleide Santos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão. A situação de Gleide é complicada, pois já teve um recurso pelo TJ-MA e a sua esperança é o STF. Ela é acusada de usar máquinas e homens da Prefeitura em obras numa estrada de sua fazenda. A população de Açailândia, que já sofreu muito com crises político-administrativas, espera que esse não seja mais um caso de “sai e volta”.

Morte
A cidade de Montes Altos está de luto, com o falecimento da ex-vereadora Ires Pereira Sales. Ela tinha 42 anos, lutava contra um câncer e morreu em um hospital de Teresina (PI). “Perdemos uma pessoa alegre, vibrante e batalhadora”, comentou o ex-vereador Cláudio Cunha.

Apuração
Ao comentar sobre as prisões derivadas de uma auditoria na UNIVIMA, em que mais de R$ 30 milhões foram desviados, o governador Flávio Dino observou que “passo a passo vai sendo esclarecida a direta relação entre a corrupção da oligarquia e a pobreza do povo do Maranhão”. Acrescentou que “hoje a Polícia, o Ministério Público e o Judiciário podem cumprir seus papéis livremente, sem engavetamentos e pressões coronelistas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário