sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira, 22 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
22 de maio de 2015

Pré-candidatura
Com a presença do presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro, a cúpula local do partido se reuniu na tarde de anteontem e decidiu pelo lançamento de uma candidatura própria à prefeitura de Imperatriz. Foi escolhido o nome do presidente municipal da legenda, médico Antonio Leite Andrade. Ele aceitou o seu nome ser levado à Convenção, a acontecer em junho do próximo ano. Com essa decisão, descarta-se a possibilidade do ex-prefeito Ildon Marques de Souza voltar ao PMDB, porque ele também é pré-candidato. Assim, continuaria no PMN. Mas será que Antonio Leite topará mesmo brigar pela prefeitura contra uma candidatura dos governos estadual e municipal? Muitos acham que na hora “h” ele vai recuar. Em 2010, o partido vetou Ildon Marques para Leite ser o candidato. Terminou apoiando Sebastião Madeira.

De volta
Os peemedebistas anunciam a volta do ex-deputado Francisco Escórcio. Ausente das atividades políticas desde as eleições de outubro do ano passado, quando não conseguiu se eleger, ele voltará a visitar Imperatriz e, possivelmente, como um membro importante do Governo Federal. De acordo com uma fonte do PMDB, Escórcio iria assumir um secretaria com status de ministério. É aguardar.

Correria
O governador Flávio Dino está de volta a São Luís, depois de 7 dias seguidos de viagens de trabalho a Imperatriz, Montes Altos, Balsas, Açailândia e Brasília. Nesta semana ainda irá a Timon, Caxias, Parnarama e Matões. “Energia total em favor dos meus compromissos com a população. Quem faz o que gosta, do jeito que acredita e com muita fé em Deus, não se cansa nunca. Temos metas a cumprir e cumpriremos”, comentou o governador. É isso aí.

Fortunas
Flávio Dino participou de audiências em Brasília, sendo uma no Senado. Foi discutido o pacto federativo e finanças públicas. Ele defendeu imposto sobre grandes fortunas. Segundo Dino, capital financeiro e fortunas acima de R$ 4 milhões devem dar a sua contribuição para recuperação das contas públicas. Ontem, no Palácio Henrique La Rocque, anunciou os municípios que receberão as primeiras obras do programa Escola Digna, para substituir escolas de taipa.

Polêmica
Ontem a Câmara Municipal de Imperatriz discutiu, em audiência pública, a polêmica questão do estacionamento na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, em que os veículos não podem mais ficar no lado direito. Os comerciantes ficaram insatisfeitos e com isso foi provocada a audiência, proposta pelo presidente da Casa, José Carlos, que é contra a medida da Setran. Se vai haver recuo do Executivo, não se sabe garantir - e será difícil -, mas o certo mesmo é que o problema causou o rompimento do presidente da Câmara com o chefe do Poder Executivo, prefeito Madeira.

Ausente
O vereador João Francisco Silva, líder do Governo, não participou da audiência pública. Ele explicou que está acompanhando um irmão doente, em São Luís. Mas em rede social deu a sua opinião:  “Isso é um ato do Poder, não deve ser nulo porque não é ilegal e nem revogado, porque é conveniente e oportuno”.

E...
Na opinião do ex-vereador e ex-deputado Carlos Amorim, “esse tema proporciona um bom debate. Imperatriz detém a segunda frota de veículos do Estado, com tendência a crescer mais. As ruas e avenidas não acompanham esse crescimento e não suportam o aumento do tráfego. Os espaços para estacionamento ficam comprometidos. Medidas são necessárias para minimizar as consequências”.

Estudo
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, lembrou ontem que a Agência de Mobilidade Urbana e Transporte Público, atendendo pedido seu e do governador Flávio Dino, está concluindo um estudo de tráfego com o objetivo de melhorar o trânsito de Imperatriz. Um especialista já esteve na cidade e levantou todos os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário