quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 14 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
14 de maio de 2015

Cachimbo da paz
Sem a presença de Esmerahdson de Pinho em plenário, no encerramento da sessão de ontem o presidente da Câmara, José Carlos Barros, pediu desculpas a ele e ao vereador João Francisco Silva. Na reunião do dia anterior houve um atrito entre eles, quando o presidente impediu que Esmerahdson, no comando da mesa, desse a palavra a João Silva, que pouco antes havia desistido de usar a tribuna. José Carlos alegou que apenas cumpriu o regimento interno da Casa. Ele pediu desculpas, mas observou que o incidente faz parte da democracia, e não é a primeira vez que acontece embate com colegas. “Tem que haver discussões. Servem para renovação”, disse o presidente.

E...
Ainda na terça-feira, quando José Carlos anunciou seu rompimento com o prefeito Madeira, ele foi chamado para uma reunião com o mesmo. Consta que Zé Carlos mais ouviu do que falou e quase nada mudou em relação ao seu posicionamento. A medida da Setran que proibiu estacionamento no lado direito da Avenida Dorgival Pinheiro de Souza foi o motivo da zanga do presidente da Câmara com o chefe do Executivo.

Ações
Desde ontem na região, o governador Flávio Dino vai hoje a Açailândia e Balsas, levando obras, serviços e direitos. Ontem, em Imperatriz, entregou ruas asfaltadas e anunciou mais obras, inclusive nova estrutura para a Universidade Estadual do Maranhão. Também se reuniu com médicos e empresários. À tarde, em Montes Altos, o tema da visita foi saúde indígena, com inauguração de posto de saúde e vacinação, com a participação do   ministro Arthur Chioro. Hoje, em Balsas, anunciará obras e apoio a empreendedores privados da agricultura e agroindústria, além de visitar a Agrobalsas. Em Açailândia, anunciará obras e falará sobre o Plano Mais Empresas.

Independente?
Durante a sessão de ontem, o vereador Hamilton Miranda (PSD), ex-presidente da Casa, anunciou a formação de um Bloco Independente. Além dele, fazem parte Chiquim da Diferro (PR), Raimundo Roma (PL), Antonio José (DEM) e Zé da Farmácia (PTB). Segundo Hamilton, o grupo vai ficar só nestes cinco. “Acho que vai ter mais”, brincou o vereador José Carlos.

Impositivas
O presidente da Câmara avisou ontem que na sessão da próxima terça-feira iria colocar em votação a matéria sobre as emendas impositivas. O vereador Hamilton Miranda pediu a José Carlos que adiasse para a quarta-feira, porque será “histórica”. Foi atendido. O texto obriga o Poder Executivo a executar as emendas parlamentares ao Orçamento.

Reivindicações
Voluntários da Ampare estiveram presentes na visita do governador Flávio Dino, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco. A entidade entregou mais uma pauta de reivindicações, entre elas o aumento do número de cotas da radioterapia, a implantação da oncologia pediátrica e o empenho no credenciamento da radioterapia pelo SUS.

Tucanos
O PSDB realizou em Imperatriz uma reunião na noite de anteontem, com a presença do vice-governador Carlos Brandão. Dúvidas foram esclarecidas e discutida a reorganização do partido na região, sob o comando do prefeito Madeira. Uma resolução da Executiva Nacional do PSDB rebaixou o diretório estadual e municipais, com exceção de São Luís. Passam a ser Comissão Provisória.

Posse
Anteontem a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Cleonice Freire, deu posse, em ato solene, ao juiz de direito Mário Márcio de Almeida Sousa, que assumiu a 3ª Vara Criminal de Imperatriz. Ele era da 1ª Vara de Viana e foi removido pelo critério de antiguidade na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário