quarta-feira, 20 de maio de 2015

Bastidores da politica desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 20 de maio de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
20 de maio de 2015

Educação
O governador Flávio Dino comentou ontem que “demos início a um dos principais projetos da nossa gestão no Maranhão: uma rede estadual de educação profissional e tecnológica”. O Instituto Federal (IFMA) faz um grande trabalho em 18 cidades maranhenses (em breve 26). O Instituto Estadual (IEMA) estará em mais 23. “Até 2018, vamos investir R$ 450 milhões em novas instalações para a educação maranhense: escolas, núcleos de educação integral e IEMA”, adiantou o governador. Anteontem o Governo do Estado recebeu da prefeitura de Estreito a doação de um terreno para construção da unidade regional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema).

Reconhecimento
Na sessão de ontem, o vereador Antonio Pimentel (DEM), que apoiou o senador Edison Lobão Filho na eleição de 2014, elogiou a administração Flávio Dino. Chegou a observar que “nestes quatro meses, fez por Imperatriz mais do que o saudoso governador Fiquene”.

Sem vaga
Dirigindo-se aos vereados Carlos Hermes e Adonilson Lima, Antonio Pimentel brincou: - Se tiver uma vaguinha, vai se filiar ao PCdoB. Um dos edis comunistas comentou com um amigo: Pimentel não tem nada a ver com o PCdoB. Ou seja, não tem perfil para ser do Partido Comunista.

UPA
Ainda o vereador Antonio Pimentel: ele apelou ao governador Flávio Dino que coloque em funcionamento a UPA construída no bairro São José, porque a Prefeitura não tem condições. Pimentel destacou que depois da onda de uma virose, a unidade da Bernardo Sayão praticamente dobrou o atendimento. Por isso seria importante a abertura da UPA naquele bairro, o que ajudaria a desafogar a outra.

Será?
Há fortes rumores de que o ex-deputado e atualmente suplente Davi Alves Silva Jr. estaria disposto a disputar a prefeitura de Imperatriz, no próximo ano. Ele tem um peso eleitoral significativo na cidade. Se não ganhasse, poderia atrapalhar algum candidato. Há também comentários sobre a possibilidade dele ser vice de Ildon Marques.

Frente
Hoje a Assembleia Legislativa do Maranhão lança a Frente Parlamentar de Violência contra a Mulher. Segundo a deputada Francisca Primo (PT), a Frente visa contribuir, fortalecer e desburocratizar a Rede de Atendimento em Defesa da Mulher no Estado do Maranhão, em conjunto com as demais entidades que atuam no combate à violência contra a mulher. “Precisamos ampliar a atuação desses grupos de proteção. Nesse sentido, é que a Assembleia Legislativa do Maranhão estará inserida para combater qualquer tipo de violência contra a mulher, principalmente quando nos damos conta que grande parte das mulheres em situação de violência não procura ajuda por medo ou por falta de informação”, afirmou Francisca Primo.

Números
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, nos dois primeiros meses deste ano já foram registrados 1.300 processos de violência contra a mulher, sendo que o total de processos abertos no estado chega a 29 mil.

Distrital misto
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) anunciou que o Partido dos Trabalhadores passará a defender, na discussão de reforma política, o sistema distrital misto para a eleição de deputados. O PT vinha defendendo o sistema proporcional, com lista fechada de candidatos. Já o relatório do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) prevê o sistema majoritário para a eleição de deputados, conhecido como distritão. Zarattini disse que o partido discorda do relatório e, na tentativa de entendimento, passa a defender o sistema misto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário