domingo, 8 de junho de 2014

O Brasil e a Copa do Mundo..

Jornalista, Raimundo Primeiro.
Por Raimundo Primeiro

Imperatriz - Imperatriz e o Brasil entram efetivamente em clima de Copa do Mundo. Um tempo na política, sobretudo em época de eleições, naturalmente, como ocorrerá em outros setores, vai ser visto e, obviamente, sentido pelos brasileiros daqui e de lá. De todos os rincões do país.

Nacionalmente, nos últimos dias, o noticiário tem enfatizado o assassinato de um zelador, em São Paulo, no qual figura como principal suspeito, um publicitário. E só! Enquanto isso, os bastidores políticos estacionaram. Nada de novo no front, na linha de frente, ou melhor: nas manchetes. Só assuntos inerentes ao cotidiano.

Apenas o resultado de uma pesquisa do Datafolha destaca que Geraldo Alckmin, com 44%, venceria as eleições para o governo de São Paulo, no primeiro turno. Assuntos relacionados ao Mensalão ‘frios’, sem novidades. E pronto!

Politicamente, em termos de Maranhão, os dois pré-candidatos ao governo do Estado, ‘tocam’ seus projetos políticos, mas tipo arroz com feijão, conduzindo a caravana em ritmo normal, numa espécie de trégua em virtude do Mundial de Futebol, que será iniciado em 12 de junho, em pleno Dia dos Namorados, com as coisas ficando completamente paralisadas. Estamos na terra do futebol, mesmo o esporte não tendo sido criado aqui.

Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), mesmo este último estando nesse final de semana na região, visitando municípios tocantinos, cumprem apenas o ritual de suas pré-candidaturas. Seus assessores, evidentemente, ficam no aguardo das novidades. Esperam o momento para o start das ações previamente elaboradas e/ou reelaboradas. Essa é a mais pura realidade, ninguém pode rechaçá-la. Não se pode contestar o óbvio ululante, como diria Nelson Rodrigues.

Referindo-se a nós, ou seja, a Imperatriz, a nossa terra, ao que vivemos cotidianamente, os ares da Copa do Mundo, que será sediada em nosso país, começou timidamente. Porém, nos últimos dias, principalmente na semana passada, o verde e amarelo, predominaram na cidade. Agora, regiões como o Calçadão, Getúlio Vargas, Nova Imperatriz e Vila Lobão, por exemplo, estão decoradas, fazendo enaltecer o quanto nós somos apaixonados por futebol e, igualmente, reforçando a nossa confiança pelo escrete canarinho.

Todos estão acreditando em desempenho positivo por parte da Seleção Brasileira no Mundial de Futebol. O time comando pelo técnico Luíz Felipe Scolari conseguiu sair-se bem durante os dois amistosos que antecederam a sua estreia na Copa do Mundo, contra a Croácia. Claro, que jogou contra o Panamá e a Sérvia, adversários sem expressões no que tange ao futebol.

Mas mostraram suas forças, notadamente a última, com a Seleção Brasileira vencendo pelo ‘magro’ placar de 1 a 0. Queríamos mais, tendo em vista que temos em campo craques da qualidade de Fred e Neymar, além do restante do conjunto.

Ainda somos os melhores do mundo em se falando de futebol, mas ainda é preciso fazer muito mais. Caso contrário, não venceremos a Copa do Mundo, sendo decepcionante, pois o certame será realizado em nosso país, com tradição no assunto reconhecida e aplaudida mundialmente. Que os jogadores realmente joguem, pois, ainda lembrando Nelson Rodrigues, “sem paixão não dá nem pra chupar um picolé”. Lutem, não só vistam a camisa; é importante, vital, que as soem, durante os jogos.

Para enfatizar ainda mais o quão será relevante o envolvimento real dos jogadores em busca do hexacampeonato mundial de futebol, trago a baila uma máxima do jornalista Armando Nogueira: “Nosso povo não canta o hino no dia 7 de setembro, mas sim quando a seleção joga. É neste momento que sua manifestação cívica é mais ardente”.

Imperatriz e brasileiros de todas as regiões do país estarão firmes e confiantes. Desculpe-me, quase me esquecia dos milhões de estrangeiros (e descendentes) que estarão torcendo pelo escrete canarinho, durante o transcurso da Copa do Mundo, a partir dessa semana, mais exatamente de quinta-feira. Eu, acredite, estou na torcida (e faz tempo!).

Como diria o comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho: “A regra é clara!”.

Uma excelente semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário