quinta-feira, 12 de junho de 2014

É assim que se de-bate?

Flávio Dina com Wanderlei em João Lisboa.
Imperatriz - Com a chegada do advento das redes sociais, eu já tinha concluído que essa eleição poderia ser a mais baixa dos últimos tempos no Brasil, no Maranhão e, em especial, em Imperatriz, com agressões verbais das mais variadas possíveis entre os internautas.

O que eu, ainda, não imaginava, era que duas pessoas conhecidas (Wanderlei Rodrigues e Guto Davi) e que conviviam e discutiam política, quase, que todos os dias,  ma Banca do Chico, localizada na praça de Fátima, pudessem protagonizar um acontecimento tão lastimável e deplorável por todos.
Guto sendo atendido pelo SAMU após ser agredido por WR.

Motivo da agressão
Conheço, tanto o Wanderlei, como o Guto, frequentadores assíduos da Banca do Chico. Apesar de algumas pessoas tentarem desviar o foco, o motivo da agressão por parte de WR, foi, meramente, político.  

Wanderlei, que vive da garganta, segundo informações, é funcionário público e defensor ferrenho do prefeito municipal. Por conta disso, passou a defender, por onde anda e sempre aos gritos, o nome do pré-candidato, comunista Flávio Dino. Já Gutemberg Guto, é filiado ao PMDB e adepto à pré-candidatura do senador, Edinho Lobão. 

Ultrapassando todos os limites de uma discussão verbal, WR, confiando no seu porte físico, partiu para a agressão, onde Guto, sem nenhuma condição de defesa, levou a pior. Chegou a fraturar uma perna e teve que ser atendido pelo SAMU e levado para o hospital, onde seria submetido a uma cirurgia. A primeira informação é que ele ficará em uma cadeira de roda.

Eleições
A eleição só vai acontecer em outubro, mas que esse acontecimento possa servir de exemplo para que as pessoas possam criar um parâmetro na discussão e evitar as agressões físicas. O Brasil é um país democrático, onde todos podem expor às suas opiniões. As pessoas estão confundindo debate com discussão.

Os pré-candidatos, com certeza, não têm responsabilidades pelo ocorrido e jamais chegariam ao cúmulo do absurdo de aprovar atitudes como essa do Wanderlei. Mas uma coisa precisa ser dita: as atitudes dos eleitores, de algumas forma, são espelhos dos seus candidatos. 

O Blog não acusa ninguém, mas o que tenho percebido, em contato com eleitores e cabos eleitorais dos pré-candidatos, é que eles se acham no direito de falar e fazer o que bem entendem, mas sentem uma dificuldade enorme em aceitar que os opositores façam o mesmo.

Para quem exige igualdade no país, precisa, urgentemente, rever os seus conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário