domingo, 22 de junho de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo, 22 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
22 de Junho de 2014    

Festa tucana
Hoje, o PSDB do Maranhão fará a sua convenção para oficializar as candidaturas de deputado federal e estadual, além da aliança com o PCdoB e a confirmação do nome de Carlos Brandão como vice na chapa de Flávio Dino. Várias lideranças tucanas e de outros partidos estarão presentes, entre eles o pré-candidato a governador Flávio Dino. Quanto a João Castelo, a maior liderança do partido ao lado do prefeito Madeira, não havia sido confirmada a sua presença. Um tucano histórico de Imperatriz informou ontem pela manhã que ainda não se tinha certeza da vinda de Castelo, que está aborrecido com o partido porque foi rifado na sua pretensão de ser candidato a senador. “O projeto do Castelo é pessoal. O do PSDB é coletivo”, afirmou um tucano.

Mas...
João Castelo pode surpreender. Em São Luís os comentários eram de que ele estaria formando um grupo para vir à convenção e colocar seu nome à votação. Se vai passar ou não na convenção, não se sabe, mas que a sua presença vai agitar o encontro, disso não há dúvida. Se tiver a oportunidade de falar, Castelo poderá fazer um discurso inflamado.

Proibida
O jornal O Imparcial não divulgou ontem a pesquisa realizada pela Econométrica. O motivo foi a proibição pela Justiça Eleitoral a pedido do PCdoB, do pré-candidato Flávio Dino. Uma das alegações dos comunistas é de que na pesquisa havia uma pergunta sobre a aliança de Lobão Filho (PMDB) com a presidente Dilma Rousseff (PT) e de Flávio Dino com Aécio Neves (PSDB). Os lobanistas aproveitam para perguntar: que receio é esse de Flávio Dino dizer que apoia Aécio? Essa não é a primeira vez que o PCdoB impede publicação de pesquisa. Em maio, pesquisa do Instituto Data Mérita, que mostrava os números sobre a eleição para governador em Caxias, foi proibida pela justiça a pedido do partido comunista.

Olha aí!
O presidente do PSDB Jovem em Imperatriz, Joenes da Conceição, confirmou ontem pela manhã que ainda não decidiu em quem votar para governador. O seu partido apoia Flávio Dino. “Os pré-candidatos ainda não apresentaram um projeto para a juventude”, justifica Joenes.

Encontro
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Diocese de Imperatriz, a OSDI (Obras Sociais da Diocese de Imperatriz) e as Pastorais Sociais, estimulados por Dom Gilberto Pastana, realizarão um encontro sobre o projeto do abaixo-assinado “Eleições Limpas” e “Reforma Política”. - Será uma oportunidade para nos prepararmos para conquistar assinaturas, diz o convite. Os palestrantes são Dr. Márlon Reis e Dr. Fábio Carvalho Leia. Será dia 28 de junho, das 14 às 18 horas, no Salão Paroquial Santo Antônio - Rua Ceará.

Apoio
O partido Solidariedade (SDD) realizou a sua convenção estadual na noite de sexta-feira, em Pedreiras. Definiu o apoio às candidaturas de Flávio Dino (PCdoB), ao Governo, Carlos Brandão (PSDB), a vice, e Roberto Rocha (PSB), ao Senado. O presidente estadual do SDD, Simplício Araújo, defendeu a necessidade de um novo modelo político para o Maranhão.

Gasto maior
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 390/14, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que possibilita a ampliação, pelos municípios e pelo Distrito Federal, do limite de despesas com pessoal ativo nas áreas da saúde e da educação. Hoje, a Constituição não permite que a despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos estados, do DF e dos municípios exceda os limites estabelecidos em lei complementar. A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/100) estabeleceu, para os municípios, limite de gasto com pessoal de 54% da receita corrente líquida (RCL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário