terça-feira, 24 de junho de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 24 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
24 de Junho de 2014 
   
Repercussão
Não dá para esconder. Os próprios tucanos admitem que foi um fracasso de público a Convenção Estadual do PSDB, realizada domingo em Imperatriz. De quem foi a culpa? Onde erraram? São duas das perguntas que foram feitas ontem nas rodadas políticas. Faltou à organização a preocupação para mobilizar populares, achando que eles iriam espontaneamente? O certo é que nem mesmo militantes do PSDB e das siglas aliadas compareceram. Estima-se que pouco mais de 200 pessoas foram, quando eram esperadas cerca de 2 mil. O vereador de São Luís e presidente do Sampaio, Sérgio Frota, é quem ajudou mais, trazendo da capital mais de 30 seguidores. Está também sendo muito comentada a ausência da grande maioria dos secretários e dos seus auxiliares. Dos 20 secretários, apenas 6 compareceram, sendo que um é o próprio presidente do PSDB. O prefeito Madeira, anfitrião, claro que não gostou nem um pouco, porque foi um vexame diante do pré-candidato a governador Flávio Dino, e do vice Carlos Brandão e do candidato a senador Roberto Rocha.

E...
Dentro do grupo Madeira já se vê manifestações favoráveis a uma reforma administrativa, mudando parte dos secretários. Pode até ser que Madeira resolva tomar uma medida nesse sentido, mas em um momento político-eleitoral poderia causar prejuízos, transformando aliados em adversários. Já diz o ditado que “ruim com eles, pior sem eles”. Mas pressões, inclusive do Palácio Dorgival Pinheiro, devem aparecer...

Ausentes
Não deixou de passar despercebida a ausência dos vereadores da base aliada do prefeito Sebastião Madeira. Dos 17, apenas três compareceram – Caetana Frazão, Terezinha Soares e Esmerahdson de Pinho. Dias antes a maioria havia declarado apoio a Lobão Filho.

Também
Vale destacar que também foi reduzido o número de candidatos a deputado. E os que foram não se preocuparam em levar pessoas.  Entre os ausentes está a pré-candidata a deputada federal Rosângela Curado (PDT), que em dois eventos que promoveu conseguiu reunir um número expressivo de eleitores. É verdade que a convenção era do PSDB, mas os integrantes da aliança foram convidados.

Estadual
O deputado federal Hélio Santos, cujo domicílio eleitoral é Açailândia, não disputará a reeleição. Ele será candidato a deputado estadual. Santos esteve presente na convenção do PSDB. 

Julgamentos
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão voltam a se reunir ordinariamente nesta terça e quarta-feira, a partir das 16h, para julgar processos de sua competência. Para hoje, 24, estão pautados 14, sendo embargos de declaração, agravos regimentais, ações de investigação judicial eleitoral e de mandato eletivo, propaganda irregular, representação por conduta vedada e prestação de contas dos municípios de São Luís, Pinheiro, Ribamar Fiquene, Pindaré-Mirim, Sítio Novo, São Francisco do Brejão, Codó, Raposa, Buriti e Timon.

Firme
Ontem o ex-prefeito de Brejão, Franciscano Soares (PMDB), desmentiu a informação de uma suposta adesão à candidatura de Flávio Dino (PCdoB). Ele estava em uma churrascaria de Imperatriz quando chegou Flávio Dino que, por iniciativa de Madeira, foi cumprimentá-lo, e os fotógrafos aproveitaram o momento. Mas não passou disso. “Sou de grupo”, afirmou Franciscano, reafirmando apoio a Lobão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário