terça-feira, 17 de junho de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 17 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de Junho de 2014    

Decadência
O PDT vive um momento de crise interna por conta do rumo que está tomando nas eleições. Mesmo rejeitado pelo PCdoB na chapa majoritária, quando desde o ano passado já tinha garantida a vaga de vice, a cúpula do partido defende a continuidade na coligação. E isso vem causando insatisfações junto a filiados, especialmente o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. Ele alega que o PDT  prometeu que se não indicasse o vice de Flávio Dino, lançaria candidatura própria. E Hilton seria o candidato. Só que não cumpriu com o prometido. O ex-prefeito revela o fracasso no qual a sigla está mergulhando: “O PDT está perdendo espaço na política maranhense. Perdemos a prefeitura de São Luís e agora não teremos mais nem representatividade majoritária. Lamento profundamente que o legado e a memória de Jackson Lago não estejam sendo respeitados”. Hilton pode sair do partido. Outros já fizeram, como Clay e Igor Lago, esposa e filho de Jackson. É o PDT se definhando depois da perda do seu líder.

Vetado
Embora sendo considerado um nome com grandes chances de se eleger senador, o ex-governador e ex-prefeito João Castelo não consegue mesmo ter forças para viabilizar o seu nome dentro do PSDB. Ontem sofreu mais uma derrota. A Comissão Provisória Estadual vetou, por 5 votos a 1, a sua pré-candidatura, reafirmando apoio a Roberto Rocha (PSB). Foram contra Carlos Brandão, Pinto Itamaraty, Neto Evangelista, Lula Almeida e Júnior. Votou a favor apenas a sua filha, Gardênia Castelo. O PSDB atendeu aos apelos de Flávio Dino (PCdoB). Será se Castelo vai aceitar o resultado calado?

Resposta
Há poucos dias a oposição espalhou que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, teria se estranhado com o pré-candidato a governador Lobão Filho. No sábado, Murad desmanchou o factoide, oferecendo a Lobão uma grande festa em Coroatá, que tem como prefeita a sua mulher, Teresa Murad. Milhares de pessoas prestigiaram o encontro. “A vitória é certa”, afirmou o empolgado Ricardo.

Ataques
A oposição no Maranhão está se digladiando. Veja o que disse o advogado e pré-candidato a governador Antônio Pedrosa (PCdoB): “A nossa candidatura existe para contrariar a tese de que o PCdoB é oposição no Maranhão. Nós achamos que a candidatura do PCdoB é uma dissidência interna da oligarquia Sarney, tanto que os principais representantes dessa oligarquia migraram para essa candidatura do PCdoB... Não vemos nenhuma distinção entre candidatura do Flávio Dino, que faz articulação com latifundiários e representantes do agronegócio, com a candidatura de Lobão Filho, do grupo Sarney. Então existe a necessidade de oferecer para a população um modelo diferente e este será o nosso papel”.

Passar a limpo
Com vasta documentação que mostra todo processo para que a obra se tornasse realidade, o deputado federal, Francisco Escórcio, mostrará na manhã de hoje à Imprensa da região “quem é o cruzeteiro” na questão da Travessia Urbana de Imperatriz, cuja ordem de serviço foi autorizada na semana passada pelo DNIT e a empresa Edeconsil já começa a montar acampamento.

Campus
A deputada Valéria Macêdo (PDT) apresentou projeto de lei propondo ao Governo do Estado a criação do Centro de Ensino Superior da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no município de Porto Franco. O projeto, que já foi aprovado pelo plenário do legislativo estadual, está nas comissões para recebimento de emendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário