quinta-feira, 19 de junho de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 19 de junho.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
19 de Junho de 2014 

Importância
O PSDB, um dos três maiores partidos do país, disputará as eleições majoritárias no Maranhão apenas com candidato a vice-governador. Apesar de ter um nome com forte potencial eleitoral para disputar o próprio governo, a sigla não indicará nem o candidato a senador. Como já se sabe, o ex-governador João Castelo foi rifado. Não se entende como é que um partido de peso nacional, tendo candidato a presidente da República com chances,  será coadjuvante na eleição maranhense. O PSDB sequer vai lançar um candidato a deputado estadual em Imperatriz, embora dispondo da forte liderança do prefeito Sebastião Madeira. Os tucanos terão que apoiar candidatos de outros partidos, porque a própria sigla não apresenta um nome. Também não tem ninguém em Imperatriz na disputa por uma cadeira da Câmara Federal. Será que o PSDB se resume – eleitoralmente – apenas a Madeira em Imperatriz? O que se vê no estado é muito pouco para um partido da importância do PSDB.

E...
Ontem à tarde a direção municipal do PSDB se reuniu para tratar da convenção estadual, marcada para o próximo dia 22, domingo. A reunião foi comandada pelo próprio prefeito Madeira. A Comissão Provisória Estadual decidiu que a convenção seja realizada em Imperatriz.

Olha aí!
O PPS realizará convenção somente dia 30. E até lá pode ter surpresa. O partido abriu mão de disputar o cargo de governador depois da desistência de Eliziane Gama, para apoiar o candidato do PCdoB, Flávio Dino. Mas agora uma parte da sigla começa a acordar e já se admite a possibilidade de uma reviravolta, com o PPS deixando a coligação liderada pelo PCdoB para lançar candidatura própria. Se Eliziane não quiser disputar, o partido já tem uma opção. É o médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago e no momento pré-candidato a deputado federal. É aguardar.

Vem aí
Está prevista para o próximo sábado (21) a divulgação de uma pesquisa para governador e senador, pelo jornal O Imparcial. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira (16), sob o número MA0014/2014, e será realizada pelo instituto Econométrica. Serão ouvidos 1.400 eleitores, entre os dias 17 e 20 de junho.

Homenagem
O deputado estadual Magno Bacelar (PV), na sessão de ontem, voltou a pedir à Assembleia Legislativa que convide o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) para receber a medalha de honraria pelos relevantes serviços prestados ao país, em especial ao Maranhão. O parlamentar afirmou que a homenagem, fruto de requerimento de sua autoria e aprovado pelo plenário da Casa em 2011, é muito importante, tendo em vista a parceria existente entre o ex-presidente e a governadora Roseana Sarney, além do apoio que está dando ao pré-candidato ao Governo, senador Lobão Filho.

Câmaras
Na sessão plenária realizada nessa quarta-feira (18), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) julgou irregulares as contas de José Olímpio Barbosa Filho (Carolina, 2009), Raimundo Nonato Soares Neto (Cajari, 2010), Aristoneide Garreto (Nina Rodrigues, 2009), Jocilene Ferreira Feitosa (Brejo de Areia, 2009), José Henrique Maciel Silveira (Parnarama, 2010) e Francisco Cândido da Silva (Tasso Fragoso, 2009). Também foram julgadas irregulares as tomadas de contas especiais referentes aos convênios nº 3830/2011 (Prefeitura Municipal de Vila Nova dos Martírios), nº 131.107/2007 (Prefeitura Municipal de Araioses) e nº 083/2008 (Prefeitura de São Domingos do Maranhão).

Selos
Várias reclamações foram feitas sobre a falta de selos nos cartórios de Imperatriz. Consta que a quantidade de selos que o Tribunal de Justiça está enviando é muito pouca para atender à demanda. Comunicado por um cidadão que reclamava da falta de selos, o deputado federal Francisco Escórcio prometeu entrar em contato com a presidência do TJMA para que o problema seja resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário