sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.
Jornalista Coló Filho de O Progresso.

Bastidores
Janeiro 24, 2014

Afinados
Ontem o prefeito Sebastião Madeira acompanhou o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando, em uma visita ao município de Riachão. O prefeito de Imperatriz é hoje um dos políticos mais próximos do secretário. Os dois se encontram constantemente, e caso Luís Fernando consiga realizar o sonho de ser governador, com certeza Madeira será um homem forte no governo. Como vai deixar a prefeitura em janeiro de 2017, passará dois anos sem mandato. Mas com LF no governo, poderia se tornar um secretário de Estado. E como é médico, poderia ser até o secretário da Saúde. Com o prestígio que desfruta junto a Luís Fernando, Madeira já conseguiu muitos benefícios para Imperatriz na área de infraestrutura.

Vice
A odontóloga Rosângela Curado (PDT) por enquanto descarta a possibilidade de ser a companheira de chapa de Flávio Dino (PCdoB), preferindo a candidatura a deputada federal. Mas entende que o vice tem que ser da região, especificamente de Imperatriz, pela sua importância econômica e eleitoral. Quem dos quadros do PDT seria o escolhido? O vereador Rildo Amaral estaria querendo, mas é do Solidariedade.

Calados
Como curió na muda, os petistas não deram um piu em torno das declarações do professor e ex-candidato a vereador José Nilson (PCdoB), que detonou pra cima da CUT e dos mensaleiros do PT. Nilson já foi filiado ao PT, do qual o seu novo partido é aliado, mas como não abre mão das suas posições, não escapa das suas críticas nem Flávio Dino.

Dúvida
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) quer saber se as regras da chamada minirreforma eleitoral valerão já nas eleições de 2014. Ele protocolou uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A minirreforma contém medidas para reduzir o custo das campanhas. Estão entre as mudanças a limitação do número de cabos eleitorais que podem ser contratados pelos candidatos e a definição de teto de gastos com aluguel de veículos e alimentação de pessoal que trabalha na campanha. O senador observa que a composição dos tribunais eleitorais muda de dois em dois anos. Por isso, um esclarecimento do TSE agora poderá dar segurança jurídica a partidos e candidatos.

Resolvido
Ontem a prefeitura de Imperatriz pagou o vale-alimentação aos professores. Em função disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI) está entrando com um pedido de desistência da ação em que pediu o bloqueio das contas da prefeitura e o imediato pagamento, que deve ser feito todos os meses junto com o salário.

Ações
A governadora Roseana Sarney assinou, em reunião do Comitê de Gestão Integrada, realizada nessa quinta-feira (23), no Palácio dos Leões, termo de adesão do Maranhão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp). Além do Pacto da Saúde, também foram anunciadas outras ações, como a chegada da Força Nacional da Defensoria Pública, como um reforço ao Mutirão Presencial Carcerário, a ser realizado no Complexo de Pedrinhas; e a criação de Política Estadual de Alternativas Penais e Monitoramento Eletrônico. Roseana afirmou que, na próxima semana, deve ser publicado um decreto que integre as polícias federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário