quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curso da UFMA fica entre os 10 melhores..


Imperatriz - O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram no último mês de dezembro a avaliação das instituições de ensino superior por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade de ensino, cuja nota varia de 1 a 5.

 O curso Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Imperatriz recebeu nota 4, classificada como de excelência. Com esse desempenho, o curso conquistou a 1º colocação da sua categoria no Norte e Nordeste.  

A avaliação feita pelo IGC leva em conta fatores como a qualidade de ensino, infraestrutura da instituição, corpo docente e o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Com base nos resultados dessa avaliação é construída uma média ponderada com notas que vão de 1 a 5. No ranking geral das Engenharias de Alimentos o curso da UFMA ficou na 7º colocação geral. 

Criado em 2006, o curso já formou duas turmas e está conquistando seu espaço e reconhecimento no mercado da região. O profissional formado em Engenharia de Alimentos atua no processo de produção, conservação e transporte dos alimentos. Também é atribuição desse profissional o estudo sobre o surgimento de novos produtos e novas embalagens de acordo as tendências do mercado de alimentos no Brasil e no mundo.

Saiba mais
O IGC é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior, e analisa as situações dos cursos de graduação e pós-graduação. Para as graduações é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que é uma média de diferentes avaliações da qualidade de um curso, medida essa que foi usada para avaliar o curso de Engenharia de Alimentos da UFMA. E para pós-graduação o método que se utiliza é a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

Os resultados são em valores contínuos de  0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Os cursos avaliados que ficam nos níveis 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o nível 3 razoável e aos que entram no grupo de nota 4 e 5 estão em nível de excelência. A UFMA recebeu nota 4 na avaliação geral.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário