sábado, 26 de janeiro de 2013

Bastidores da política deste sábado..................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 26 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 26, 2013

Saúde para ricos
A judicialização sofrida pela Saúde mais beneficia ricos que pobres. Isso pode ser observado tanto pelo lugar comum que aponta a facilidade que os mais abastados têm para ter acesso à Justiça em detrimento dos mais necessitados, como pela demanda que aporta na mesa de cada secretário. E aqui, além da quantidade dos protocolos, há casos que se destacam. Agora mesmo, há a determinação do atendimento para um paciente filho de profissional liberal e rico cujo valor do medicamento é 13 mil reais. Detalhe: o atendimento anterior em outro estado deixou de ser efetuado por falta de dotação orçamentária. Moral da história: saiu de um estado rico - que, se fosse alçado à condição de país, estaria na 36ª posição - para aportar em Imperatriz. Como esse, há vários outros. Para quem não sabe, as secretarias de saúde são obrigadas até a arcar com o fornecimento do Viagra. Desse jeito é fácil, azul na cartelinha e vermelho nos números. Quem sabe daqui uns dias, virá aí o Vale Motel.

Filme velho
O rio Tocantins está subindo. A constatação foi feita ontem pelo chefe da Defesa Civil, Francisco do Planalto, que está se prevenindo para não ser pego com as calças curtas.

Aliás
Tem um vereador de Imperatriz, recém-eleito, que foi pego com as calças curtas. Tempos atrás, o rapaz simplesmente abaixou as calças em frente ao Congresso Nacional como protesto contra os altos salários recebidos pelos parlamentares. Agora, adversários seus distribuem a imagem na net, seguida da frase: “E agora, ele vai protestar contra o próprio salário?”. - É uma maldade.

Zelo
De qualquer forma, para político ou para o cidadão fica o alerta. É bom tomar cuidado com as atitudes, porque tá na letra do Chico Buarque e na mais simples conceituação popular: “...Amanhã será outro dia”.

Farra da areia
Quem estiver apostando que não vai dar em nada a ação do MP, SEPLUMA e PC que acabou com a farra da extração de areia no rio Tocantins pode ir tirando a embarcação e parando a draga. O inquérito civil já foi instaurado, a SEPLUMA e o DNPM vão apontar os nomes dos responsáveis legais. Como se sabe que a atividade tinha mais ilegalidade que o contrário, é aguardar.

Nem dinheiro, nem mulher
Uma série de eventos, a começar em 18 de fevereiro e a terminar em 2 de março, deverá marcar as comemorações dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores e os 10 anos de governo federal. Segundo a agenda traçada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e o líder da bancada na Câmara, José Guimarães (CE), no dia 20 de fevereiro acontecerá na Câmara Federal ato com as presenças de Lula, Dilma Rousseff e líderes de legendas que formam a base aliada ao governo.
Em todos os eventos dois assuntos definitivamente estarão fora da pauta: o mensalão e Rose Noronha.

Tartaruga
Nove anos depois, a Chacina de Unaí, episódio em que quatro servidores do Ministério do Trabalho e do Emprego foram assassinados em 28 de janeiro de 2004, continua sem um final. O último ato foi praticado pela juíza da 9ª Vara Federal em Belo Horizonte, Raquel Vasconcelos Alves de Lima, que declinou da competência do julgamento do processo. Dia 28 próximo é Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Passaporte
Autoridades da província de Granma, no sudeste de Cuba, acabam de devolver à Igreja Católica dois edifícios e um terreno de propriedade da Igreja Católica e que haviam sido nacionalizados em 1961.
- Com Fidel Castro nas condições de saúde em que se encontra, não deixa de ser um gesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário