terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta terça..................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 29 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 29, 2013

Dura lex, sed lex
Nem bem começou o ano legislativo já existem candidatos derrotados pensando em mover ação de cassação de eleitos sob o argumento da infidelidade partidária. Tipo assim, estava no partido que fez aliança partidária com o candidato X e no corre-corre do dia em busca da sobrevivência, participou de comício, distribuiu santinhos e pediu votos para o candidato Y. Isso ocorre desde que o mundo é mundo, a diferença é que antes não havia uma lei que regulamentasse o assunto, agora tem. Com todas as letras, diz a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 22.610/2007 que os critérios para desfiliação partidária por justa causa acontecem com a incorporação, fusão ou a criação de novo partido, a mudança (ou desvio) do ideário político em relação ao programa do partido ou grave discriminação pessoal.

Óleo de peroba
Na maioria dos casos, quem busca argumento para trocar de legenda alega ter sofrido discriminação pessoal. Na verdade, uma mínima averiguação eleitoral iria apurar que se trata mais de uma dissidência, uma querela por “conta da farinha pouca, meu pirão primeiro”. Aqui em Imperatriz, para não ir muito longe, tem e teve vereador que, sem um tostão furado, arrota, melhor, argumenta bacaba, em busca de suas justificativas, embora, enquanto filiado, não recusasse uma benesse.

Será?
Há, na letra fria da lei, quem entenda que, segundo o ideário da Justiça Eleitoral, os eleitores escolhem não apenas os candidatos, mas os valores defendidos pelo partido.

Ele
Agora na Bahia e velho conhecido nosso, o procurador regional eleitoral, Sidney Madruga, tascou a caneta por aquelas bandas e acionou 282 políticos por infidelidade partidária. Destes, 59 perderam o cargo ao longo do ano de 2012.
- Aqui pelas bandas de Imperatriz e região de alcance da Procuradoria Regional tem muita gente com mandato dando graças a Deus que Sidney foi madrugar em outras bandas.

UFMA
O vereador Carlos Hermes (PCdoB) entrou de corpo e alma na campanha pró Marcos Fábio para diretor do Campus da UFMA em Imperatriz.

Por aqui...
Manifestação popular foi promovida ontem contra Gessé Leite Filho, apontado como atropelador de jovens na cidade. O primeiro deles aconteceu em 16 de agosto de 2008 e vitimou o jovem Rogério Alves Lima Júnior, o Rogerinho. Agora o caso se repete, segundo as acusações, felizmente sem mortes.

… e por lá
Em meio à revolta e comoção que marcam esses dias em Santa Maria, é de Cirineo Anversa, aposentado de 74 anos, a constatação: “Eu fico admirado. Lá na lavoura, se você faz um armazém, os bombeiros vão lá ver se tem extintor, mangueira de incêndio, tudo certinho. E um clube como esse, que entra 1.500 pessoas, deixam funcionar desse jeito, com porta estreita para sair, sem extintor funcionando..."

Leite derramado
Agora é de norte a sul, deputados e senadores querem evitar que a tragédia de Santa Maria, onde 233 pessoas perderam a vida durante incêndio na boate Kiss, se repita. Não seria mais fácil os quem de direito cumprirem as leis? É desnecessário dizer que é inexplicável que uma casa de shows funcione sem um plano contra incêndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário