quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta quinta..................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 31 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 31, 2013

Alô, Chiquinho
Prestem atenção, prefeitos da região. O Ministério das Cidades vai liberar R$ 50 milhões para a cidade de Araguaína, vizinha nossa, aqui no estado do Tocantins. O dinheiro será utilizado na recuperação de malha asfáltica. Asfalto, enfim. Os recursos são do Ministério das Cidades e estão sendo apresentados como resultado de um trabalho desenvolvido pelo deputado federal César Halum (PSD) juntamente com o prefeito Ronaldo Dimas (PR) desde novembro. Segundo informações, a verba está no programa chamado PAC Pavimentação. É um empréstimo, e as cidades contempladas terão dois anos de carência para começar a pagar, com juros de 3% ao ano e oito anos para quitar o débito. Araguaína, como Imperatriz e outras cidades, sofre, e muito, com a tábua de pirulito que se transformam suas ruas, seja em consequência das chuvas ou pela má qualidade do asfalto utilizado por gestores inescrupulosos em final de mandato e em busca da reeleição. Imperatriz, por exemplo, já assistiu esse filme. - E PT Saudações, como se dizia nos bons tempos da utilização de telegramas.

Enfim
Demorou, mas enfim, depois de 8 anos do governo Lula sem uma política efetiva de atenção às drogas, durante o Encontro Nacional de Prefeitos encerrado ontem em Brasília, o assunto aportou sob o tema Crack, é possível vencer. O projeto é parte das políticas públicas do governo federal para o enfrentamento. Antes tarde que nunca, dirão milhares de famílias que sofrem e são marcadas pelo drama.

Chegou a hora
Se depender do Ministério da Saúde, não faltarão recursos. Pelo menos é o que foi dito pelo secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda. O programa já conta com a adesão de 14 estados. A aposta agora, além dos estados que ainda não aderiram, são as cidades com mais de 200 mil habitantes (olha nós aqui). Sabiamente, a ministra Gleisi Hoffmann colocou o dedo na ferida ao apontar como uma das maiores dificuldades que os municípios enfrentam a falta de integração entre as áreas que deveriam estar envolvidas no combate ao crack. - Educação, saúde e segurança.

Ele disse
“Para o traficante, ação policial; para o usuário, tratamento, reinserção”. A frase é do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Registro
Ex-ministro da Justiça do governo Sarney e deputado federal por sete mandatos (1971-1999), Fernando Lyra, aos 74 anos, está em estado grave no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (SP). Infecção urinária, com o quadro de saúde agravado porque sofre de doença no coração, é o diagnóstico.

Ela voltou
Símbolo na campanha que elegeu Jânio Quadros, a vassoura amanheceu ontem no gramado em frente ao Senado. 81 delas (acompanhadas de baldes e panos de chão). Simbolicamente, uma para cada senador. Organizado por dezenas de movimentos anticorrupção e carregado nas cores da bandeira nacional, o protesto pede aos senadores que escolham um presidente Ficha Limpa, capaz de dirigir o Senado “com independência e dignidade”.

Bálsamo
Durante encontro, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ouviu do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que se dirigia aos presentes, a frase: “O primeiro desafio foi ganhar nas urnas. O segundo será fazer uma boa gestão e cumprir as promessas de campanha”. Como se sabe, Madeira foi o primeiro prefeito reeleito na história de Imperatriz. Quebrar o tabu representou um verdadeiro desafio, tanto que adversários pregavam o contrário como forte argumento na campanha. A segunda parte da frase, o gestor tem destacado a cada dia que vai fazer.

A propósito
Amanhã fecha o primeiro mês da administração Madeira nesse segundo mandato. Igual curió na muda, tem secretário que neste 2013 não disse nem Feliz Ano Novo. É bom botar as penas de molho, o prefeito já determinou que 90 dias é o tempo adequado para mostrar serviço. É aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário