terça-feira, 21 de agosto de 2012

Deputado solicita atenção especial para pessoas com mobilidade reduzida..

São Luís - Portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida que querem renovar ou tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Região Tocantina encontram um grave empecilho devido à falta de uma banca examinadora especializada um aplicar o exame prático de trânsito para esses casos.

Observando essa situação o deputado Léo Cunha (Foto) (PSC) tomou a iniciativa de solicitar ao Governo do Estado que implante, em caráter de urgência, uma banca especial na Circunscrição Regional de Transito (CIRETRAN) da cidade de Imperatriz.

O objetivo do deputado é garantir o cumprimento da Lei Brasileira que garante a todos os cidadãos o direito de realizar as provas necessárias para tirar sua CNH, na cidade onde moram. “Não podemos tratar essas pessoas de forma diferente do que manda a Lei, por isso estou em busca dos meios que lhes garantam um direito que lhes assiste,” disse o deputado.

Na opinião do parlamentar ao conseguir sua CNH, uma pessoa com mobilidade reduzida passa a ter mais qualidade de vida, pois conta com mais liberdade e independência. “Isso coloca o deficiente físico em pé de igualdade com as demais pessoas,” disse.

A falta da banca especial obriga os deficientes da região Tocantina, que querem sua carteira de motorista, se deslocarem até a capital São Luis, distante há mais de 500 quilômetros de Imperatriz, o que eleva muito os gastos, uma vez que essas pessoas, geralmente, precisam viajar acompanhadas.

Além do Governo, o parlamentar solicitou que a Assembleia enviasse também a mesma indicação ao diretor do DETRAN/MA, Flávio Trindade. A proposição foi aprovada no inicio do mês e está publicada no Diário Oficial do dia 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário