quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bastidores da política desta quinta.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 30 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 30, 2012

Troco
Clay e Igor Lago não apoiam o candidato a prefeito Carlinhos Amorim somente pelo fato dele estar com o grupo que defenestrou o filho de Jackson Lago do comando estadual do PDT. Também pesa a presença do ex-deputado e ex-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), presidente da Embratur. Logo que terminaram as eleições de 2010, em que Jackson ficou em terceiro lugar, Igor Lago fez duríssimas críticas ao comunista, apontando-o como principal responsável pelo fracasso do seu pai nas urnas. É que foi espalhado no estado que Jackson era inelegível e, portanto, os votos dados a ele seriam nulos. E a boataria foi atribuída ao grupo de Flávio Dino. Daí, a ira dos Lago, que não querem papo com Dino. Clay e Igor apoiam o candidato à reeleição Sebastião Madeira (PSDB).

2014
As eleições municipais ainda estão em andamento e já estaria havendo queda-de-braço dentro do grupo Sarney pela vaga de candidato à sucessão da governadora Roseana Sarney. É visível a preferência de Roseana pelo nome do secretário da Casa Civil, Luís Fernando. Mas no caminho tem uma pedra. O senador licenciado e ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, não vai querer abrir mão. Ele foi governador somente uma vez, quando se elegeu em 1990. E nem tirou os quatro anos, porque renunciou para se candidatar a senador, assumindo por nove meses o vice Ribamar Fiquene. Já com idade avançada, Lobão não vai perder a oportunidade em 2014...

Equilibrada
A disputa está sendo acirrada na maioria dos municípios da região tocantina, com pelo menos três candidatos lado-a-lado na corrida eleitoral. Não existe o “já ganhou”, até porque ainda estamos a mais de um mês da votação.

E...
Entre os municípios da região, o único que tem apenas dois candidatos é Porto Franco. Disputam a sucessão do prefeito Deoclides Macedo o candidato do PDT Aderson Marinho Filho (Adersinho) e Nelson Horário Macedo Fonseca (Dr. Nelson), do PRB. O primeiro é o atual vice-prefeito e tem apoio de Deoclides.

Ex-vereadores
Em Imperatriz, poucos ex-vereadores conseguiram voltar à Câmara. Pelo menos nos últimos 30 anos, apenas cinco retornaram. Na legislatura atual só existe o vereador Francisco das Chagas - Chagão (PSD). A primeira vez que ele se elegeu foi em 1992, pelo PFL. Só conseguiu voltar em 2008, pelo PT. Além dele, há Zé Carlos, Adhemar Freitas, Valmir Magalhães e André Paulino.

Mudar
Projeto em análise na Câmara impede reeleições sucessivas nas confederações e federações esportivas. As entidades esportivas que recebem recursos públicos poderão ter apenas uma única reeleição de seus dirigentes. A medida está prevista em projeto do deputado Magela (PT/DF), aprovado com alterações na comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Além de impor o limite de uma única reeleição para dirigente eleito de confederações, federações e clubes esportivos que recebam dinheiro público, o texto aprovado também torna inelegíveis, na sucessão do dirigente, o cônjuge e parentes até o segundo grau, inclusive parentesco por adoção. O deputado Popó (PRB/BA) observou que na Bahia o presidente da federação de boxe não deixa ninguém assumir. Está há 20 anos no cargo.

Medalha
De iniciativa da Mesa Diretora, foram aprovados, por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Maranhão, Decretos Legislativos que concedem a medalha do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão” ao ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Vana Rousseff. A medalha “Manoel Bequimão” é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual. Lula e Dilma devem ser condecorados com as comendas quando de suas visitas a São Luís, previstas para acontecer no mês de setembro, em data a ser confirmada, por ocasião da programação de comemoração do aniversário de 400 anos de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário