quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bastidores da política desta quinta......

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 16 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 16, 2012

PMDB tucano
Ontem, quando era comentada a situação do PMDB, que corre o risco de não eleger um vereador, um secretário municipal e um ex-secretário fecharam o compromisso de se filiar ao partido. O PMDB não está na coligação do prefeito Madeira, mas a cúpula do diretório do partido apoia a candidatura do tucano. Por isso, não será surpresa se depois das eleições madeiristas ingressarem no PMDB, até porque em 2014 provavelmente o prefeito estará no palanque comandado pela governadora Roseana Sarney, líder estadual da sigla. É o caminho natural...

Debate
Na noite de terça-feira foi realizado na FACIMP um debate com candidatos a prefeito. Compareceram Justino, Adalberto, Rosângela e Clayton Noleto, candidato a vice de Carlinhos Amorim.

Rachado
Em são Luís o PDT está dividido em três, nestas eleições. Uma ala apoia João Castelo, outra está com Holanda Junior e uma terceira com Tadeu Palácio. Isso sem falar no grupo do filho de Jackson, Igor Lago, que está ausente da campanha.

Rachado - II
Em Imperatriz, não está sendo diferente. O PDT lançou a candidatura do deputado estadual Carlinhos Amorim, mas está dividido. Um grupo segue o candidato do PSDB, Sebastião Madeira. É o caso do ex-secretário da Juventude, Arnaldo Júnior. Ele entregou o cargo, após o partido romper com Madeira, mas continuou com o prefeito, estando participando ativamente da sua campanha.

Ex-prefeitos
Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que mais de 3 mil candidatos a prefeito nestas eleições já ocuparam o cargo. E a coluna levantou que na região tocantina há poucos ex-prefeitos tentando voltar à “viúva”. Em Açailândia há Gleide Santos. Vá Batista disputa em Vila Nova dos Martírios e em Edison Lobão há Ney Bandeira. Raimundo Jorge tenta voltar ao cargo em Ribamar Fiquene e Neto Teixeira em Cidelândia.

La Rocque
Em pronunciamento na sessão de ontem, o deputado Marcelo Tavares (PSB) prestou homenagem ao centenário do ex-senador Henrique de La Rocque Almeida, nascido no dia 8 de agosto de 1912, em São Luís. Os deputados Tatá Milhomem (PSD) e Manoel Ribeiro (PTB) também renderam homenagem ao ex-senador. Advogado e jornalista, La Rocque foi deputado federal em vários mandatos, de 54 a 58, 59 a 62, 63 a 66, 68 a 71 e 71 a 74, e senador de 1975 até 1980, quando foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União. Faleceu no dia 16 de agosto de 1982.

Julgamentos
Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão se reúnem amanhã (17), a partir das 9h, em sessão extraordinária, para julgar recursos de registro de candidaturas. De acordo com a Secretaria Judiciária, já estão em tramitação no TRE mais de 440 processos. O município com o maior número de ações registradas é São Luís (29), seguido de Caxias (26) e Paço do Lumiar (20). Os com menores índices são, por exemplo, Barreirinhas (1), Bom Jardim (1), Carolina (1) e Imperatriz (1). Segundo regulamenta a legislação eleitoral vigente, os recursos independem de publicação de pauta para serem levados a julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário