Fortaleza - Após vencer o clássico contra o Fortaleza (1 x 0), pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, na noite de quarta-feira (19), o Ceará sofreu um transfer ban da Fifa e está proibido de fazer contratações. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, João Paulo Silva. O Vovô foi notificado e emitiu nota oficial em que garante que a punição não irá afetar futuras transferências de jogadores. A informação foi publicada primeiro pelo jornalista Marcel Rizzo, da Itatiaia Esporte.
O Ceará tem sofrido na justiça com cobranças por dívidas trabalhistas com ex-jogadores. Desta vez, a dívida se refere à contratação do atacante Saulo Mineiro junto ao Yokohama, do Japão. O clube asiático não recebeu o pagamento referente à transação e entrou com uma ação na justiça contra o Vovô. A punição foi registrada em 12 de março pela entidade máxima do futebol mundial. Até resolver a pendência financeira com o Yokohama FC, o Vovô está impedido de contratar atletas.
A punição vem logo após a vitória no Clássico-Rei da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira. Com gol de Raí Ramos e atuação impecável de Richard, o Vovô venceu por 1 a 0 e respirou na competição regional.
Em nota oficial, o clube esclareceu que a punição da Fifa não irá impactar em futuras transferências de jogadores, ou no funcionamento do Departamento de futebol. Veja a nota na íntegra. "O Ceará SC esclarece que o recente transfer ban será resolvido nas próximas semanas, assegurando que não haverá impactos nas futuras transferências ou no funcionamento do Departamento de Futebol Profissional. O Clube se compromete a fornecer atualizações conforme o caso evoluir, em nome da transparência e do desenvolvimento contínuo da instituição. O trabalho de reestruturação financeira passa pela dedicação de todos e também pelo apoio da Nação Alvinegra."
Janela de transferências
A janela de transferências para o Brasil fechou no dia 7 de março, antes da punição do Alvinegro. Nessa janela, o Vovô fez 14 contratações. O próximo período para negociações será de 10 de julho até 2 de setembro deste ano. Entretanto, há uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF permite contratações além deste prazo, entre os dias 01 e 19 de abril. Neste caso, as equipes podem contratar apenas jogadores que foram inscritos em algum campeonato estadual no primeiro trimestre.
Fonte: GE Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário