terça-feira, 5 de março de 2013

Bastidores da política desta terça.....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira. 5 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Março 5, 2013

Tudo pode
Embora os muitos exemplos, ainda acredita-se que há coisas impossíveis de acontecer na política. Mas pode, sim, acontecer de tudo. Um caso até então impensável acaba de acontecer. Filiado histórico do PDT, homem de linha de frente do ex-governador Jackson Lago, inimigo número um do grupo Sarney, o ex-deputado Clodomir Paz anunciou ontem a sua desfiliação do PDT para, veja bem, integrar o secretariado da governadora Roseana Sarney, que ele tanto viu como um “demônio”. Paz deve assumir a Secretaria de Programas Especiais, ainda esta semana. Está aí, portanto, mais uma prova de que na política nada é impossível.

Lobão
As declarações do senador Edinho Lobão de que o seu pai “não está preocupado em ser candidato a nada” demonstra que o ministro não vai forçar a barra para ser o indicado pelo Grupo Sarney ou é apenas uma estratégia para não criar polêmicas antes da hora, pois ainda está muito cedo para se falar em sucessão 2014, ainda mais Lobão, que não precisa mais ter que massificar o nome, velho conhecido do eleitorado de todo o Maranhão.

Lobão II
Pode até ser que Edison Lobão abra mão da candidatura em favor do preferido da governadora Roseana, o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando. Mas só vendo para crer, porque o ministro, já com 76 anos, quer encerrar a carreira como governador, cargo que já exerceu entre 1991 e 1994. Só mesmo o “velho” Sarney para dissuadi-lo da pretensão.

Na disputa
Nos meios políticos comenta-se que o agropecuarista e ex-prefeito Francisco Santos Soares, o Franciscano, estaria pretendendo disputar as eleições do próximo ano. Seria candidato a deputado estadual ou federal. Nas eleições do ano passado, ele não quis disputar a prefeitura de São Francisco do Brejão, a qual já comandou por oito anos. Preferiu lançar o filho como candidato a vice, na chapa de Adão Carneiro, que perdeu.

Sem trégua
No 2º Encontro de Planejamento e Gestão do PDT, realizado em Caxias, o pretenso candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) teria dito que o governo de Jackson Lago (janeiro de 2009 a abril de 2011) não teve, sequer, um dia de trégua. Mas ele se esquece que Jackson também não teve um dia de trégua da própria tropa de choque do comunista nas eleições de 2010, quando era espalhado pelos quatro cantos do Maranhão que Lago era inelegível para que o eleitor votasse em Flávio. O resultado foi o fracasso de Jackson nas urnas. Por conta disso, até hoje o filho do ex-governador, Igor Lago, tem mágoa do comunista.

Aliança
“Em time que está ganhando não se mexe”. A frase é do deputado federal Chiquinho Escórcio, que na convenção nacional do PMDB defendeu a reedição da aliança PT-PMDB nas eleições de 2014.

Marcação cerrada
A ADEPAG (Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp) vem batendo forte na diretoria da Cooperativa e nas empresas ligadas à mesma. Amanhã vai reiterar ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, denúncias e pedido para que haja investigações por parte do Ministério Público Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário