domingo, 6 de janeiro de 2013

Bastidores da política deste domingo................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta domingo, 6 de janeiro de 2013, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Janeiro 6, 2013

Vergonha
Não dá para entender a demora do Governo do Estado na conclusão de suas obras em Imperatriz. Ontem O PROGRESSO noticiou o caso do presídio, que foi iniciado há três anos e já foram marcadas seis datas para inauguração. A promessa agora é para o mês de março, mas pelo que se vê, a obra ainda pode demorar mais tempo. A reforma do prédio da Ciretran é outra vergonha. Começou ainda no Governo Jackson. Uma empresa privada não passa tanto tempo para terminar uma construção. Já o poder público, com muito dinheiro no cofre, passa um século. Parece que falta vontade, seriedade ou mesmo competência...

Ausentes
Na foto do prefeito Sebastião Madeira com os secretários, algumas pessoas notaram a presença de um que não faz parte da equipe. É Nonato Costa. Ele estava representando o filho, Rômulo de Sousa Costa, secretário da Juventude, que não pôde comparecer à posse. Também não esteve presente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa. Segundo a Assessoria de Comunicação do Município, eles se encontravam viajando.

Opção
Como o convidado não aceitou, o jornalista Elson Araújo foi mantido na Ascom. Elson aceitou a missão, mas a sua vontade era ser nomeado Assessor Especial, como estava previsto. Só que dentro do grupo, o prefeito não viu outro nome para substitui-lo. Mas fora existem jornalistas alinhados ao grupo. Ontem, era lembrado o nome do experiente jornalista Lima Rodrigues, imperatrizense que militou por três décadas em Brasília e hoje se encontra trabalhando em Parauapebas-PA. Além de competente, tem livre trânsito entre os órgãos de comunicação.

Fraca
A oposição não tem uma liderança forte, política-eleitoralmente, em Imperatriz. No momento, a única que poderia preencher o espaço seria a ex-candidata a prefeita Rosângela Curado (DEM), mas para isso teria que se desvincular do grupo da governadora Roseana Sarney, o que dificilmente acontecerá, embora venha sendo pressionada por aliados, defensores de um rompimento e apoio ao pretenso candidato a governador, Flávio Dino (PCdoB).

Competente
O ministro maranhense Gastão Vieira está por cima. Recebe rasgados elogios. “O ministro Gastão Vieira tirou o PMDB e o Ministério do Turismo das páginas policiais para as do sucesso”. Palavras do deputado Lúcio Vieira Lima (BA), que comemora o recorde do Brasil no turismo doméstico em 2012. O registro foi feito pelo jornalista Cláudio Humberto.

Eleição
Não haverá disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), atualmente comandada pelo prefeito Júnior Marreca (Itapecuru). O único candidato é Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar, que hoje é o vice-presidente. A eleição acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 8 às 17 horas. A Famem pouco ou nada faz pelos prefeitos, a exemplo da AMRT (Associação dos Municípios da Região Tocantina). A mesma coisa é a Avesma (Associação dos Vereadores do Sul do Maranhão), há tempos acéfala.

Rompimento
Não é novidade, mas surpreende porque ainda é cedo. Em menos de uma semana da posse, em alguns municípios já está acontecendo rompimento entre o prefeito e vice. Em Timon, por exemplo, o prefeito Luciano Leitoa (PSB) e o vice Danísio Marabuco (PCdoB) já não falam mais a mesma língua. Em Palmas-TO, antes mesmo da posse, o vice já havia rompido. Sargento Aragão, que é deputado estadual, nem tomou posse. Não quer arriscar renunciando ao mandato de deputado para assumir como vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário