quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bastidores da política desta quinta......

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 9 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 9, 2012

Zerou
Em Imperatriz existe um partido com candidato próprio a prefeito que não tem nenhum candidato a vereador. É o PSOL, que lançou para a prefeitura o Coronel Francisco Melo. O partido não fez coligação proporcional e havia lançado apenas um candidato a vereador, o professor Carlos Leen. Mas no DivulgaCand do TSE, ele aparece com a situação de inapto, porque renunciou à candidatura. Salvo engano, é a primeira vez que um partido disputa eleição aqui na Vila do Frei sem um candidato a vereador. Mesmo sem quadro, Melo vai tocando a sua campanha.

Há controvérsia
No julgamento do registro de candidaturas, há juízes fazendo impugnações levando em conta as decisões dos TCEs na desaprovação de contas de gestores. Já outros juízes entendem que a competência de reprovar ou aprovar contas é das câmaras municipais. Com isso, estão deferindo candidaturas de gestores reprovados pelo TCE.

Complicando
Está ficando cada vez mais difícil a situação do PMDB no que se refere a eleição de vereador. O partido não fez coligação na proporcional e lançou 23 candidatos, alguns tidos com potencial fraco de votos. Para piorar, a chapa vem perdendo candidatos. Pelo menos três tiveram a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e outros estariam na iminência de renunciar. Com isso, haveria dificuldades para o PMDB atingir o coeficiente eleitoral, correndo o risco de não eleger nenhum candidato. Um dos mais preocupados é a vereadora Fátima Avelino, que tem tudo para ser bem votada, mas ficando na dependência do coeficiente eleitoral.

Campanha
Ontem foi a vez da candidata Rosângela Curado (DEM) fazer campanha no centro comercial. No dia anterior, ela fez uma reunião com os candidatos a vereador para tratar das ações de campanha e da inauguração do comitê, sábado, na rua Souza Lima, próximo ao templo da Assembleia de Deus. O resultado da pesquisa Escutec, em que ela aparece empatada tecnicamente com Carlinhos Amorim (PDT) injetou mais gás na campanha.

Infidelidade
O candidato a vereador é de um partido, que tem candidato próprio a prefeito, mas estranhamente apoia o candidato de outra sigla. Assim está acontecendo em Imperatriz em relação a vários postulantes ao legislativo. Só que é uma infidelidade partidária que não resulta em nada. Pelo menos até agora não se viu nenhuma punição relacionada a isso. Os partidos não estão nem aí...

Segundo turno
O país tem oitenta e três municípios com mais de 200 mil eleitores, o que determina segundo turno nas eleições, dia 28 de outubro. Pela Constituição Federal, é necessária a realização de segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém, em primeiro turno, mais do que a metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados expressamente a todos os candidatos. Das 26 capitais, 24 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno em outubro. As exceções são Palmas-TO e Boa Vista-RR. No Maranhão, apenas São Luís tem segundo turno. Imperatriz ainda precisa de mais 40 mil eleitores para ter as eleições em dois turnos.

Antes tarde...
Do que nunca. Finalmente a qualidade dos serviços prestados pela Caema em Imperatriz foi discutida pela Câmara de Vereadores em audiência pública, ontem. A sessão foi presidida pelos vereadores que integram a Comissão de Obras e Serviços Públicos, Planejamento, Uso e Ocupação do Solo, formada pelos vereadores José Carneiro Santos (Buzuca), José Roberto Gomes de Sousa (Zé do Creia), Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão do PSD, e Rildo de Oliveira Amaral. Nova audiência pública com a participação dos diretores da Caema será marcada pela Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário