quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bastidores da política desta quarta.....

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 1º de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 1, 2012

“Pesquisa”
Consta que uma coligação que disputa a prefeitura de Imperatriz encomendou uma pesquisa qualitativa, mas pelo comportamento de um dos entrevistadores, parece estar sendo direcionada. Informaram à coluna que o pesquisador reagiu de forma mal educada diante da resposta de um entrevistado. - Quer dizer que se o Diabo der dinheiro para ele, ainda assim tu vota nele?, teria questionado o pesquisador. O assunto seria em torno de uma parceria de um candidato com o governo. Pesquisa direcionada em nada ajuda quem manda fazer.

Volta ao trabalho
Hoje, 1º de agosto, a Câmara Municipal de Imperatriz retoma as suas atividades parlamentares. O segundo período vai até o dia 15 de dezembro. Devido às eleições, nestes dois meses deverá ser baixa a presença de vereadores às sessões. Dos 13, 12 são candidatos à reeleição. Só Joel Costa não disputará o pleito. Encerra a carreira depois de seis mandatos consecutivos.

Comitê
Está prevista para a tarde de hoje a inauguração do comitê de campanha do prefeito Sebastião Madeira (PSDB). Fica na Avenida Leôncio Pires Dourado, esquina com a rua Tupinambá.

Aliança
Atribuindo a informação a uma fonte da coligação liderada pelo PDT, o blogueiro Marlon Moura especulou a possibilidade de acontecer uma aliança entre Carlinhos Amorim (PDT) e Rosângela Curado (Democratas) na reta final da campanha. Não se pode duvidar, porque em política tudo é possível. Agora nesse caso, é meio complicado, porque seria tentar juntar água e óleo. Rosângela Curado tem um lado e Amorim tem outro. As eleições de 2012 são a preliminar das eleições de 2014, e ela dificilmente estaria no mesmo palanque que Carlinhos já escolheu.

Recuado
Até o momento o ministro de Minas e Energia, senador licenciado Edison Lobão, ainda não se manifestou sobre as eleições em Imperatriz e outros municípios da região tocantina. Mas com Ildon Marques fora do páreo, Lobão deve torcer pelo tucano Sebastião Madeira, embora tenha na disputa uma aliada do grupo, a candidata Rosângela Curado.

Acesso
O deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA) defendeu alteração na lei de acesso à informação para que nos sítios de órgãos judiciais que disponibilizem informações processuais conste a íntegra de todos os despachos e decisões, salvo em processos que corram em segredo de justiça. Pedro Novais justificou que a emenda visa facilitar o trabalho de advogados, estudantes e todos os demais operadores do Direito. Ele ressaltou que a exigência de uma assinatura digital para ter acesso a informações processuais é onerosa dificulta o acesso à informação.


Julgamentos
A partir das 19h de hoje, 1º de agosto, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reunirão em Plenário para abrir o segundo semestre forense de 2012. A pauta de julgamentos previstos para a sessão de abertura já está disponível no site do TSE e prevê a análise de um processo que pede a cassação do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, além de outros casos. As sessões do TSE ocorrem sempre às terças e quintas-feiras. Durante o julgamento da Ação Penal 470, no Supremo Tribunal Federal, os julgamentos terão início a partir das 20h. A sessão desta quarta é extraordinária e ocorre por ser o primeiro dia útil do segundo semestre forense.

Sem nome
O Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) conseguiu decisão liminar que impede a divulgação dos nomes dos servidores do Senado ao lado de seus respectivos salários. O processo foi deferido pelo juiz da 17ª Vara Federal de Brasília, Flávio Marcelo Sérvio Borges. Em sua decisão, o juiz acatou a alegação do Sindilegis de que a exposição dos nomes dos beneficiários dos salários viola o direito constitucional à privacidade e intimidade dos servidores. Em razão da liminar, a divulgação deverá adotar outra forma de individualização como o cargo ou a matrícula do servidor, sem o nome. Decisão similar já havia sido dada pelo juiz da 21ª Vara Federal, Hamilton Dantas aos servidores da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário