Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 3 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.
Bastidores
Julho 3, 2012
Dez
Se não houver mudança até o dia cinco, Imperatriz terá 10 candidatos disputando o Palácio Renato Moreira. Foram homologados nas convenções os nomes de Sebastião Madeira (PSDB), Carlinhos Amorim (PDT), Antônio Leite (PMDB), Rosângela Curado (DEM), Ribinha Cunha (PR), Adalberto Franklin (PT), Justino Filho (PTC), Aluísio Melo (PCB), Coronel Melo (PSOL), Wilson Leite (PSTU). O número pode cair para oito ou sete. As articulações continuam e nomes podem sair da disputa até esta quinta-feira, último dia para os partidos e coligações apresentarem no cartório eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos. Antônio Leite tem uma questão jurídica no caminho, devido o seu nome constar na lista do TCU. Ribinha Cunha está discutindo uma aliança com Carlinhos Amorim. A vaga de vice está fora das negociações. Clayton Noleto (PCdoB) não será substituído. E Rosângela Curado vem sendo procurada, mas mantém-se disposta a disputar o pleito. Então, só resta aguardar o dia cinco.
Jogando
Além do PR de Ribinha Cunha, a coligação liderada pelo PDT tenta também puxar o PP, que no momento está fechado com o PSDB. Pelo comando local, não tem volta, é prego batido, ponta virada. Mas como o jogo político é sempre decidido lá em cima, os carlistas ainda acreditam que terão o apoio do PP. Com a palavra, Waldir Maranhão.
Presente
O ex-prefeito Ildon Marques não se recolheu, após a derrota para Antônio Leite na convenção do PMDB. À noite ele compareceu na convenção do Democratas, que homologou a candidatura de Rosângela Curado. Ildon discursou, mas não anunciou se estará participando da campanha de Rosângela ou de outro candidato. Fez questão de revelar que no PMDB estenderam o tapete vermelho para depois trai-lo.
Fora
O presidente da Colônia de Pescadores Z-29, Salomão Santana, desistiu de disputar o mandato de vereador. Depois de uma reunião com familiares, ele abriu mão em favor de Esmeradson de Pinho. Salomão disse que embora estivesse na fila há mais tempo, decidiu ceder e esperar nova oportunidade. Deve demorar a sua vez, porque na próxima Esmeradson vai querer de novo...
Aderiu
Ex-secretário municipal de Educação e considerado um “ildista roxo”, Moab César (PSC) agora é Madeira desde criancinha. Ele não esperou o resultado da convenção do PMDB. Enquanto Ildon enfrentava a tropa de choque de Antônio Leite, Moab tirava foto ao lado de Madeira na convenção do PSDB.
E...
O vereador Chagão do PSD, ex-Chagão do PT, tucanou. Aliou-se a Hamilton Miranda e foi puxado para o PSD, que agora fecha apoio a Madeira.
Será?
Para um jornalista antenado nos bastidores políticos, Ildon foi à convenção do PMDB para ter um motivo que justificasse o seu rompimento com a governadora Roseana Sarney. Derrotado na convenção, abre caminho para ser oposição. Isto é, se resolver não pendurar a chuteira. Ou melhor, a bota...
Ditadura da esquerda
A única convenção que teve disputa foi a do PMDB. Os convencionais tiveram o sagrado direito de escolher o rumo do seu partido. O que não ocorreu em outras siglas, especialmente onde a palavra democracia é defendida com unhas e dentes. Mas só quando querem exigir dos outros. No PSB, por exemplo, prevaleceu a ditadura da Executiva estadual. Interveio no diretório de Imperatriz para levar o partido para os braços do PDT e fez o mesmo em São Luís, mas só que caindo no ninho tucano. Engraçado. Como se vê, aqui não quis o PSDB, mas em São Luís, sim. Nas duas cidades, o partido vai às urnas rachado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário