segunda-feira, 27 de abril de 2015

Com presença de ex-craque da Seleção, JEMs será lançado....

Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
São Luís - O governador Flávio Dino presidirá a cerimônia de lançamento da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), nesta terça-feira (28), às 16 horas, no Ginásio Castelinho. Como resultado da política do governo, que visa expandir suas ações para todo o Maranhão, os JEMs 2015 alcançaram a maior adesão já registrada na história dos jogos, com 96 municípios participantes.

O evento, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sedel), será aberto ao público e contará com a participação do ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Zico, além de atletas maranhenses. A cerimônia de lançamento dos JEMs 2015 pretende promover a integração entre escolas, atletas e governo, sendo, também, um espaço de consolidação do significado dos jogos.

Os Jogos Escolares Maranhenses constituem um evento de grandes proporções e que já marcou muitas gerações nesses 43 anos, formando atletas e promovendo a inclusão social. O governo está trabalhando para resgatar a grandiosidade dessa competição, tanto em qualidade como em quantidade”, disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

Durante o evento, haverá participação do coral do Colégio Militar Tiradentes e presença de grandes nomes do esporte maranhense, como Rafael Leitão, Rei Zulu, Iziane Castro, Frederico Castro, além do ex-jogador de futebol, Zico. “A cerimônia de lançamento dos JEMs é o momento de integração entre estudantes, técnicos e toda a equipe envolvida. Simboliza o primeiro passo de largada dos jogos, fortalecendo o esporte escolar em todo o estado”, avaliou a secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues.

A adesão histórica de 96 municípios representa um aumento de 50% em relação à adesão aos jogos do ano passado, quando 64 municípios participaram da competição. O evento deste ano contará com a participação inédita de 23 municípios e 11 cidades que figuram na lista de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Belágua, Cajari, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra e Serrano do Maranhão.

Cronograma
Os Jogos Escolares Maranhenses são compostos de quatro etapas (Municipal/Metropolitana, Regional, Estadual e Nacional) que comportam 22 modalidades disputadas nas categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). A primeira etapa (Metropolitana) envolve apenas as instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar e será iniciada no dia 2 de maio. Nesse mesmo período, cada município que aderiu aos JEMs realiza seus jogos municipais.

A segunda etapa da competição corresponde à etapa Regional, que ocorrerá em seis cidades do Maranhão, no mês de julho: Passagem Franca, São Mateus do Maranhão, Imperatriz, Caxias, São Domingos do Maranhão e Pinheiro. Já a etapa Estadual, que acontece tradicionalmente em São Luís, será realizada entre os meses de agosto e setembro, e os vencedores dessa etapa seguem para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário