quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Saiba como fazer redação do Enem

Imperatriz – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e nesta sexta-feira, dia 24, o diretor do Campus de Imperatriz da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, ministrará a palestra "A redação no Enem: como fazer". A ação beneficente tem a idéia de levar os estudantes a refletir sobre a redação no formato exigido pelo exame e ter clareza na argumentação. A aula será realizada no Espaço Cultura, que fica no primeiro piso do Timbira Shopping, às 19 horas, e o investimento de, apenas, R$ 10,00, (dez reais) que será revertido para a Ampare, entidade que trata doentes de câncer na região tocantina. 

As inscrições serão feitas na hora. O auditório do Espaço Cultura comporta 120 pessoas. 

Iniciativa
A iniciativa surgiu da preocupação em ajudar a Ampare, pois é a única instituição de Imperatriz que auxilia pacientes com câncer. Ela recebe, abriga, acompanha e oferece alimentação para pessoas que vem do interior do estado para fazer tratamento, mas o trabalho é realizado com muita dificuldade por falta de recursos financeiros. No ano passado, o diretor Marcos Fábio apresentou esta palestra no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) e na ocasião compareceram cerca de 350 pessoas. Este ano, ele resolveu refazer a palestra agora cobrando um investimento simbólico, sendo que todo o valor arrecadado será doado para suprir algumas despesas da casa.

Redação
A redação do Enem é um tema que chama atenção, pois grande parte dos estudantes tem dificuldade e medo de fazer uma dissertação argumentativa. O diretor esclarece que o aluno precisa colher informações, estruturar o pensamento e ter segurança nos argumentos para fazer uma boa redação. Ele disse que as duas principais dificuldades são estruturar o texto e escrever com clareza. 

Ampare
A Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare), fundada em 8 de março de 2004, é uma instituição sem fins lucrativos que promove ações no sentido de orientar a sociedade sobre a prevenção do câncer e dar assistência a pacientes. Os objetivos principais são: realizar debates, divulgar informações e conhecimentos técnicos e científicos, promover seminários e campanhas educativas para esclarecimentos sobre prevenção e tratamento da doença; realizar ações de voluntariado e de responsabilidade social de apoio aos pacientes e suas famílias; defender os direitos estabelecidos para os pacientes de câncer; e atuar na construção de novos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário