Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 29 de outubro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
29 de Outubro de 2014  

Começou
Em um grupo mais direcionado à política, no WhatsApp, está havendo um debate envolvendo PDT, grupo Madeira e pré-candidaturas, como a de Rosângela Curado. É inegável que ainda é cedo para o assunto ser tratado, afinal agora que estamos saindo de uma eleição, mas ela já deu início ao quadro do que pode ser em 2016. E como bem lembrou um tucano de bico largo, ontem, “quem antecipa candidatura é quem está na oposição”. Verdade, por isso Rosângela Curado já é tida como pré-candidata, e ela faz questão de demonstrar isso, já demarcando terreno. Os dois grupos que estavam juntos na campanha de Flávio Dino já estão se separando. Curado se engajou na campanha de Dilma Rousseff e agora aparecem cartazes dela com Flávio Dino e o número do PT (13), agradecendo Imperatriz pela votação. Portanto, para RC a caminhada já começou. Quanto à situação, é claro que só vai se movimentar no início do ano da eleição. Madeira tem várias opções no seu grupo, mas vai escolher quem se viabilizar política-eleitoralmente. Então é aguardar.

E...
Queiram ou não, com a sua performance nas duas últimas eleições Rosângela Curado (PDT) se credencia como forte concorrente ao Palácio Renato Moreira. Não pode ser menosprezada, e o prefeito Madeira, político experiente, sabe disso e vai ficar “antenado”. Vai ser acirrada a peleja de 2016.

Visita
Está confirmada para esta quinta-feira, 30, a primeira visita de Flávio Dino a Imperatriz depois das eleições de 5 de outubro. O governador eleito chega às 15h e do aeroporto sai em carreata que percorrerá ruas do centro. Depois concede entrevista coletiva no Palácio do Comércio. No final da tarde participa de um ato político, também no Palácio do Comércio. Esta é a agenda oficial, divulgada ontem.

Mais dois
Ontem o governador eleito Flávio Dino anunciou mais dois integrantes da sua equipe de governo. São o deputado reeleito, Neto Evangelista (PSDB), para a Secretaria de Desenvolvimento Social, e Telma Moura de Oliveira, Chefe de Cerimonial. Agora são 10 os nomes já confirmados. Na segunda-feira ele anunciou o delegado Jefferson Portela para a Secretaria de Segurança. Outra secretaria de maior importância com titular já anunciado é a de Infraestrutura, que será comandada pelo imperatrizense, Clayton Noleto. Agora a expectativa é quanto às secretarias de Educação, Saúde e Fazenda.

Quem entra
Com o deputado Neto Evangelista indo para o governo, abre-se uma vaga na Assembleia Legislativa. Assumirá Rafael Leitoa, de Timon, primeiro suplente da coligação PDT/PSDB/PSB/PCdoB.

Reforma
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou ontem que o Congresso Nacional tem a obrigação de votar a reforma política, que é uma demanda da sociedade. “Essa pauta se impõe sobre as demais”, declarou. Na avaliação dele, a reforma deve ocorrer por meio de referendo popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário