domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bastidores da política deste domingo....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 24 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 24, 2013

Mesmice
Ontem o PDT realizou o seu encontro regional em Imperatriz. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Vieram caravanas de vários municípios da região. Como não poderia deixar de ser, a tônica dos discursos foi a “oligarquia”, um assunto surrado que já não empolga mais. Nada de novo. Mas é o que a oposição tem para continuar a sua luta pelo poder. Renato Dionísio, militante histórico do PDT em São Luís, exagerou. Chegou a dizer que o ex-governador Jackson Lago “foi assassinado pela ditadura tupiniquim, perversa”. Lago morreu no dia 4 de abril de 2011 em São Paulo, vítima de câncer. A reunião do PDT com a presença de representantes de outros partidos faz parte das estratégias da oposição visando as eleições de 2014. A figura principal do evento foi, claro, o pretenso candidato Flávio Dino, chamado pelos camaradas como “futuro governador”.

Ausente
Anunciado como um dos prováveis integrantes da comitiva que veio de São Luís, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) não compareceu. O motivo, não se sabe. Mas, esperto como é, não está colocando os pés diante das mãos. Pode até ser que apoie Flávio Dino, mas há no caminho a deputada Eliziane Gama, pretensa candidata a governadora pelo PPS.

Ausente II
A assessoria do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) informou que ele não foi convidado para o encontro do PDT. No evento do PPS ele esteve presente, mas não significa que possa seguir o partido em 2014. Madeira já escolheu o seu lado – da governadora Roseana Sarney.

Ausente III
Uma das principais figuras do PDT no estado, o médico Igor Lago, filho de Jackson Lago, não compareceu à reunião do partido. Isso mostra que o grupo de Igor está distante do grupo que hoje comanda o PDT no Maranhão, tendo à frente Julião Amim e Weverton Rocha.

Presentes
Quatro vereadores compareceram ao encontro do PDT. Não é surpresa. Rildo Amaral é do partido, Carlos Hermes e Marco Aurélio são do PCdoB de Flávio Dino e Aurélio é do PT, cuja sigla está com Roseana, mas parte dos seus filiados segue os comunistas.

Proibição
A morte do garoto boliviano atingido por um sinalizador lançado supostamente por um torcedor corintiano levou o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) a subir à tribuna na sessão de sexta-feira para criticar o uso de fogos de artifícios em estádios e outros locais com aglomeração de pessoas. Escórcio informou que está entrando com um Projeto de Lei que proíbe, terminantemente, o uso de fogos de artifício nestes locais. “Nós temos que tomar atitudes para coibir essas fatalidades. Fatalidades essas que tivemos na questão da boate no Rio Grande do Sul e tivemos agora num campo de futebol. Aquele homem fez aquilo porque aqui no Brasil se faz no Morumbi, se faz no Beira-Rio, se faz no Maracanã”, observou.

Fatalidade
Francisco Escórcio também pediu às entidades esportivas e ao Itamaraty que ajudem a investigar a maneira como esses torcedores foram presos. “Não querendo fazer aqui nenhuma defesa que seja indefensável. Uma só pessoa que usou aquele instrumento, mas 12 saíram como verdadeiros assassinos. Foi uma fatalidade, o Corinthians não pode pagar por um erro de uma pessoa”, defendeu o parlamentar maranhense.

Tava demorando
Os sindicalistas do Sinproesemma estão advertindo sobre a possibilidade de realização de greve dos professores da rede estadual. Em 2011 houve uma paralisação que durou 78 dias e a principal reivindicação era a aprovação do Estatuto do Educador, definido em consenso entre a direção do Sindicato e o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário