sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bastidores da política desta sexta....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 15, 2013

Pegando no pé
Embora a audiência fosse para a apresentação das contas da prefeitura referentes ao terceiro quadrimestre de 2012, pelo Controlador Geral do Município, Cândido Madeira, vereadores levantaram questão relacionada à empresa de ônibus VBL. Se já não bastassem as críticas sobre o serviço prestado pela empresa, agora questionam que os ônibus foram emplacados em São Paulo, o que prejudica o estado e, consequentemente, o município devido à falta de arrecadação do IPVA. Como se vê, os vereadores não estão dando trégua à empresa, que vem sendo pauta das sessões desde a abertura dos trabalhos da 17ª legislatura.

E...
Comenta-se que uma grande empresa de transporte coletivo interestadual já estaria preparada com dezenas de ônibus para uma possível abertura de concorrência para a exploração das linhas urbanas de Imperatriz.

Jogo duro
Comenta-se que a prefeitura de Davinópolis vai ingressar no Ministério Público Federal com mais uma ações contra o ex-prefeito Chico do Rádio. No dia 31 de janeiro, a prefeitura protocolou uma representação com pedido de instalação de “Força-Tarefa” para apurar denúncia de que Chico do Rádio teria efetuado transferência on line de R$ 1.534.394,70 para uma construtora.

Olha aí!
O secretário de Estado, Luís Fernando Silva, não tem bico grande, mas está atraindo tucanos. O prefeito Madeira, como se sabe, já é um aliado do secretário, mas outros tucanos começam a se manifestar. É o caso do vereador neófito Esmerahdson de Pinho, que já escancarou a sua preferência por Luís Fernando para o governo do estado, em 2014. E o fez através da sua página no facebook, postando inclusive uma foto em que aparece ao lado do pretenso candidato à sucessão de Roseana.

Será?
Há comentários de que no último sábado (9), em Chapadinha, o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) teria “lançado” o senador José Sarney para disputar o governo do estado. Verdade ou não, o certo é que pela legislação eleitoral Sarney não poderia ser candidato, mesmo com Roseana Sarney renunciando ao mandato. O motivo é que ela já foi reeleita, e isso impediria a candidatura do pai. Chiquinho também defende o nome de Edison Lobão, menos o de Luís Fernando. Por enquanto...

Não dá conta
Se a prefeitura não estivesse mantendo a operação tapa-buracos, as ruas de Imperatriz já estavam verdadeiras tábuas de pirulito. A equipe da Sinfra passa em uma rua, mas no outro dia já começam a surgir novos buracos devido às chuvas. Há vias que viraram “casco de jabuti”. Não adianta mais remendo. É necessária nova camada asfáltica.

Pacto
A Secretaria de Estado de Educação e a Universidade Federal do Maranhão lançam na segunda-feira (18), às 8h30min, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O PNAIC é um compromisso assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Uma das principais ações do pacto é a formação continuada e presencial para todos os professores alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos e também das classes multisseriadas, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário