quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bastidores da política desta quarta....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013, escrita pelo jornalista, Color Filho. 

Bastidores
Fevereiro 20, 2013

Mortos e vivos
O assunto predominante na sessão de ontem da Câmara Municipal de Imperatriz foi funerária. Houve queixas dos vereadores sobre cobranças absurdas e até o caso de uma funerária que queria enterrar uma mulher nua. Em meio às discussões, o vereador Carlos Hermes lamentou que há vereadores que fazem política dizendo que doam caixões, quando na verdade é feito pela prefeitura, que tem contrato com uma funerária. Uma vereadora se aborreceu e confessou que, além de roupa, compra bolo e café para os velórios. “Infelizmente, defunto em Imperatriz tem sido moeda de troca de voto”, afirmou Hermes. Também sobrou para a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, acusada de não atender alguns parlamentares, especialmente fora da base do governo. No auge das discussões, o vereador Rildo Amaral disparou: “Se os mortos estão dando esse trabalho, imagine os vivos...”.

Aumento
Muitos consumidores estão indo ao escritório da Caema reclamar que as contas estão chegando com valores altos. Ocorre que a Caema conseguiu um reajuste de cerca de 80%, alegando que há muitos anos a tarifa estava “congelada”. O aumento foi escalonado e por isso a conta está subindo. Como a maioria dos consumidores não tem conhecimento, exatamente por falta de esclarecimentos pela empresa, as reclamações estão acontecendo.

Impacto
O certo é que o consumidor sofreu um forte baque no bolso, com o reajuste exorbitante. Mas o que encarece mesmo a conta é a taxa de esgoto. O valor é o mesmo da água. Se são 100 reais, a Caema cobra mais 100 reais de esgoto. E aí o consumidor desembolsa 200 reais. Essa é uma questão que nenhum deputado até agora ousou discutir na Assembleia Legislativa. Há a alegação de que a Caema é deficitária e coisa e tal. Sim, mas o consumidor não poder pagar pelos erros que levaram a Caema a essa situação, fruto de má administração ao longo dos anos e das ações políticas que a tornaram um cabide de emprego.
Oposição
Ratificando nota da coluna de domingo, ontem uma pessoa ligada à ex-candidata a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado, informou que ela e seu grupo devem mesmo sair do DEM e o provável caminho será o PSB. “As coisas estão avançando”, diz a fonte, observando que o grupo está indo com o aval da direção nacional do PSB. Inclusive, tentará trazer para a solenidade de filiação o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pretenso candidato a presidente da República.
Federal
A odontóloga Rosângela Curado, que conseguiu uma expressiva votação na eleição para a prefeitura, pode ser candidata a deputada federal. O ex-vereador Nival Coelho faria dobradinha com Rosângela, saindo candidato à Assembleia Legislativa. Foi ele um dos principais incentivadores para que a ex-secretária municipal de saúde se candidatasse a prefeita.
Nem começou
Já está sendo prevista uma queda-de-braço entre Domingos Dutra e o ex-pedetista Cândido Lima. Os dois não se cheiram e estão envolvidos na organização do Rede Sustentabilidade, partido que está sendo criado pela ex-verde Marina Silva. No PT, Dutra tem uma briga antiga com uma ala da sigla. Pelo jeito, o polêmico deputado viverá entre “tapas e beijos” com os novos companheiros no Rede...
Já?
Ontem o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), seria lançado pré-candidato ao Senado, com apoio da deputada estadual Eliziane Gama (PPS), pretensa candidata ao governo. A oposição poderá ter vários nomes disputando a única vaga ao Senado, em 2014, e como aconteceu em 2010, o grupo de Roseana Sarney poderá novamente levar a melhor, exatamente devido ao racha. Além de Rocha, haveria Domingos Dutra, o ex-governador José Reinaldo Tavares e outros da segunda divisão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário