domingo, 23 de dezembro de 2012

Bastidores da política deste domingo................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste domingo, 23 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 23, 2012

Fechado
Dezesseis dos 21 vereadores que participarão da próxima legislatura da Câmara Municipal de Imperatriz fecharam acordo em torno de uma chapa à eleição da Mesa Diretora da Casa. O candidato é o atual presidente Hamilton Miranda. Na noite de sexta-feira, 14 estiveram reunidos na residência do vereador Chiquinho da Diferro. Faltaram apenas Eudes e Zé da Farmácia, porque estão viajando. Ontem pela manhã, o vereador eleito Enoc garantiu à coluna que está com Hamilton.

Disputa
Apesar da vitória de Hamilton já vir sendo dada como sacramentada, o Grupo dos 5 promete apresentar chapa. O vereador Marco Aurélio (PCdoB) confirmou ontem à tarde que o grupo vai para a disputa movido pela necessidade da alternância do poder e do fortalecimento do Legislativo. Além disso, a disputa proporciona discussão de ideias. Sem isso, “a coisa já vem formatada”, diz Marco Aurélio. Além dele, fazem parte do grupo Buzuca (PSDB), Aurélio (PT), Carlos Hermes (PCdoB) e Rildo Amaral (PDT). O candidato a presidente será definido no dia da eleição, 1º de janeiro.

A mão que afaga...
Ao ler na coluna que o ex-prefeito Ildon Marques foi homenageado pela governadora Roseana Sarney com a Medalha Ordem dos Timbiras, no Grau de Comendador do 4º Centenário de São Luís, um observador político não se conteve: “Esse relacionamento entre Roseana Sarney e Ildon Marques é na base de tapas e beijos”. Ele lembra que recentemente a governadora fez “manobras” junto à direção local do PMDB para tirar Ildon do páreo nas eleições de 7 de outubro. Ildon perdeu na convenção para Antonio Leite, que não registrou a candidatura.

Prestígio
O presidente da Câmara, Hamilton Miranda, não pôde participar da recepção à governadora no aeroporto, na sua visita a Imperatriz no início da semana. Mas logo Roseana ligou para Hamilton, convidando-o para a visita a obras e outros compromissos. Imediatamente o vereador se juntou à comitiva. Hamilton está tendo uma ligação muito forte com o governo. Fez por onde. Quando a cidade era quase toda contra a então candidata, ele e outros vereadores aderiram à sua campanha. Foram muito criticados, mas deram a volta por cima...

A César...
Não se tem nenhuma obrigação de defendê-lo, mas é preciso saber reconhecer o que está certo. O secretário Cabo J. Ribamar não pode ser culpado por todas as mazelas no trânsito de Imperatriz, que já avançou em termos de sinalização. Mas os motoristas precisam colaborar, obedecendo os sinais e todas as leis de trânsito. Se não fizerem a sua parte, não tem quem dê jeito. Os acidentes continuarão acontecendo, uma média de 10 por dia. Em quase todos, culpa dos motoristas, e não da administração municipal.

Inadimplência
Ao invés de sair gastando o 13º salário à toa neste final de ano, é melhor pagar conta. Estudo encomendado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) sobre o perfil e o planejamento das finanças pessoais do consumidor brasileiro, concluiu que 38% dos entrevistados com contas atrasadas possuem alguma fatura não liquidada no cartão de crédito, sendo que destes, 82% afirmam que essas contas estão há mais de 90 dias atrasadas. Na avaliação da economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, para usufruir das vantagens de um cartão de crédito, antes de qualquer coisa, o consumidor precisa ter clareza de que não pode gastar mais do que efetivamente tem. Juízo, gente...

Definida
A pasta que o PMDB comandará no Governo Madeira é a de Meio Ambiente e Urbanismo. Só falta o partido indicar o nome. Se fosse a Secretaria de Desenvolvimento Social, como queria, a indicada seria a vereadora Fátima Avelino. Só que a secretária Miriam Ribeiro está mais forte do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário