sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bastidores da política desta sexta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 28 dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 28, 2012

Lembrando
Pouca gente ainda se lembra. No próximo mês completam 21 anos da morte do empresário Pedro Américo de Sales Gomes. Ele morreu em 20 de janeiro de 1992, após ser atacado em casa na noite do dia anterior. Acusados foram presos, mas até hoje o crime ainda gera especulações, não ficando totalmente esclarecido, pelo menos para a população. Pedro Américo, empresário bem sucedido e com muito prestígio junto à sociedade, foi um dos fundadores do Juçara Clube e também dirigiu o Clube Tocantins. Ele morreu aos 52 anos. Foi sepultado em Carolina.

Secretários
No início do mês, especulou-se que o prefeito Sebastião Madeira iria anunciar o novo secretariado no dia 27, ontem, o que não aconteceu. Pelo jeito, vai ficar para este final de semana ou mesmo para o dia 1º de janeiro, quando ele toma posse para o segundo mandato e nomeia os secretários. Madeira chegaria ontem à noite, procedente de São Paulo.

Nomes
Enquanto isso, as especulações continuam quanto a nomes para o secretariado. Certo mesmo é Daniel Souza, que já é secretário, mas será remanejado (Regularização Fundiária), e Joel Gomes Costa (Ouvidoria), pasta atualmente comandada por Daniel. A Secretaria de Meio Ambiente, dirigida por Enéas Rocha, ficará com o PMDB, mas o nome ainda não foi definido. Elson, pela mensagem de agradecimento que está divulgando, sai da ASCOM. Pode ir para a Fundação Cultural, presidida por Lucena Filho. Especula-se o nome do empresário Rogério Frota (Representação em Brasília). Frota é dirigente do PV, partido liderado no estado pelo deputado federal Zequinha Sarney.

Devolução
As câmaras que tiverem dinheiro sobrando neste final de legislatura terão que devolvê-lo aos cofres do Poder Executivo. Na legislatura da Câmara de Imperatriz em que Adhemar Freitas era o presidente, teriam sido devolvidos 375 mil reais.

Titular
Dois suplentes de deputado federal assumirão o mandato em definitivo. Weverton Rocha (PDT) ficará no lugar de Edivaldo Holanda, eleito prefeito de São Luís, e Simplício Araújo (PPS), que assume a vaga de Ribamar Alves (PSB), prefeito eleito de Santa Inês. Simplício já havia ocupado a vaga por quatro meses.

Atirando
Aquele grupo que está lá não está querendo trabalhar por São Luís, nada. Está querendo é usufruir da política. O que estão fazendo é a pior daquela política que eu sempre combati. Você verificou que muita gente de categoria aceitou ser secretário e, ao mesmo tempo, depois de já estar mais ou menos equacionado, pulou fora, viu que não dava”. João Castelo disparando a sua metralhadora contra o grupo liderado pelo prefeito eleito Edivaldo Holanda.

Promoção
A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, realiza solenidade às 7h30min de hoje para promoção de mais de 350 praças, lotados em São Luís e no interior. Segundo a PM, a promoção observou os critérios com parâmetros de justiça embasados na antiguidade, merecimento e tempo de serviço. Serão promovidos sargentos, cabos e soldados. A relação parcial dos promovidos pode ser acessada no site www.pm.ma.gov.br. O comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco Silva, destaca que a solenidade é um momento ímpar da vida do militar, que aguarda com ansiedade sua promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário