sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bastidores da política desta sexta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 21, 2012

Tapetão
O prefeito João Castelo reclamava de Flávio Dino por tentar tomar a sua eleição no tapetão, conquistada nas eleições de 2008. Agora Castelo quer fazer a mesma coisa que condenava. Derrotado por Edivaldo Holanda dia 7 de outubro último, o tucano resolveu recorrer à Justiça contra o resultado do pleito. São duas ações: uma sobre a questão da formação de milícia para beneficiar a campanha de Holanda e a outra sobre abuso cometido por uma emissora de rádio da família de Roberto Rocha, vice-prefeito eleito. É a prorrogação do jogo eleitoral que, aliás, vem acontecendo em muitos municípios. Na região tocantina, em quase todos. Os derrotados tentam tirar a vontade do povo no tapetão, querendo a todo custo apenas com um “voto”, o do juiz eleitoral.

Exemplo
O juiz da Comarca de Guimarães teve que diplomar a prefeita eleita Nilce Farias (PMDB), cujo registro de candidatura ele havia cassado e determinado nova eleição. A decisão do juiz foi derrubada pelo juiz federal Nelson Loureiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou a diplomação da prefeita eleita. A ação foi movida pela candidata derrotada Mary Guerreiro, esposa do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Guerreiro Júnior. Está valendo a vontade popular manifestada nas urnas.

Tocantins
Não é só no Maranhão. No Tocantins, dificilmente não há um município onde os candidatos derrotados não estejam tentando ganhar eleições na Justiça. A região do Bico do Papagaio é um exemplo. Na quarta-feira, o juiz eleitoral da Comarca de Itaguatins não diplomou os vencedores de Sítio Novo e de Axixá. Ele deixou para anunciar sentenças momentos antes do horário que havia marcado para a diplomação. A decisão surpreendeu a todos e causou também constrangimento. Os eleitos estavam desde a manhã esperando. Primeiro, a diplomação havia sido marcada para o dia 13 de dezembro. Depois foi mudada para quarta-feira, dia 19, às 10 horas. Quando já estavam no Fórum à espera do horário, nova mudança, desta feita para as 16 horas. Só que momentos antes, ao invés do diploma, as sentenças. No caso de Sítio Novo, determinando novas eleições, porque o vencedor obteve 57% dos votos. Quanto a Axixá, o segundo colocado foi diplomado, porque o primeiro não havia alcançado mais de 50% dos votos. Os dois já recorreram da decisão, em Palmas.

Inviável
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, teria declarado ao deputado federal César Halum (PSD-TO) que é inviável o pedido de construção de usinas hidrelétricas no rio Araguaia, observando que os impactos ambientais seriam desastrosos. Halum estava preocupado. É, ministro Lobão, mas no rio Tocantins pode, não é?

Ele disse
“O sucesso dele é o sucesso de Imperatriz. É isso que eu desejo”. Palavras do ex-prefeito Ildon Marques, em entrevista à TV Difusora Sul, sobre sua expectativa em relação ao segundo mandato de Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário