sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bastidores da política desta sexta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 14 de dezembro de 2012, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Dezembro 14, 2012

Diplomação
A Justiça Eleitoral vai diplomar hoje o prefeito, vice e vereadores eleitos de Imperatriz. A solenidade começa às 19 horas, no Palácio do Comércio. No dia 7 de outubro, o prefeito Madeira foi reeleito. No novo mandato, a partir do dia 1º de janeiro, o seu vice será outro. O atual vice, Gean Carlo (PDT), preferiu outro caminho, seguindo o candidato Carlinhos Amorim. Madeira escolheu o pastor Luiz Carlos Porto (PPS) para integrar a chapa. Quanto aos 13 atuais vereadores, somente 6 serão diplomados. Os outros não se reelegeram. Além dos seis, quinze novatos farão parte da próxima legislatura do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. O número de cadeiras aumentou de 13 para 21.

Ausente
A vereadora eleita Edneusa Caetana Frazão (PSDB) não será diplomada hoje. É que ela solicitou à Justiça Eleitoral a transferência de sua diplomação para outro dia, porque é da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ficou definido o dia 18, terça-feira, com a solenidade marcada para as 11 horas no Fórum Eleitoral.

Não voltou
A secretária de Saúde do município, dra. Conceição Madeira, se afastou do cargo para se dedicar à campanha eleitoral do prefeito Sebastião Madeira. As eleições terminaram dia 7 de outubro e até agora ela ainda não reassumiu o cargo. Especula-se que dra. Conceição não estaria demonstrando interesse em voltar ao comando da secretaria. Interinamente está o médico Arnaldo Alencar.

Previsão
O empresário Moacir Neves, dono do hotel São Francisco, em São Luís, revelou que o seu amigo José Sarney voltaria a assumir a Presidência da República. Não disse quando e como. Não era Nostradamus, mas acertou. Ontem, José Sarney assumiu a Presidência, 22 anos após ter deixado o cargo, que exerceu durante cinco anos.

Recesso
Os funcionários públicos estaduais terão uma semana de recesso durante as festividades de Natal e Ano Novo, conforme Decreto-Lei Nº 28.727, de 4 de dezembro. Os servidores terão direito a escolher a semana que desejam folgar. Se optarem pelo Natal, estarão de recesso entre os dias 19 e 24 de dezembro, mas se fizerem a opção pelo Ano Novo, ficarão de recesso entre os dias 26 e 31.

Apoio
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) prometeu assinar o pedido de criação de uma CPI para investigar a CBF, proposta pelo deputado Romário (PSB-RJ). Escórcio cobra benefícios para os estados que não vão sediar partida da Copa do Mundo de 2014. O assunto foi debatido pela Comissão de Turismo e Desporto solidários à causa.

Será?
Há fortes rumores de que o prefeito eleito de Cidelândia, Neto Teixeira, corre o risco de não assumir a prefeitura. Além de uma ação do Ministério Público por abuso de poder econômico durante as eleições, o estado de saúde de Teixeira não lhe permitiria assumir o comando administrativo do município. Sininger Vidal, militante político em Açailândia, aborda o assunto no seu blog. A expectativa é grande em Cidelândia.

Querendo muito
O deputado estadual Stênio Rezende (PMDB) propõe a nomeação de uma liderança da região Sul do estado para a Secretaria de Assuntos Políticos do governo Roseana. “Seria uma forma de o governo prestigiar os líderes políticos da região, ao mesmo tempo em que estaria fortalecendo sua presença em cidades importantes, como Balsas, Imperatriz, Açailândia, Estreito, Carolina e Porto Franco”, argumentou Rezende. O deputado não tá querendo demais? Somente políticos de São Luís é que têm vez no governo. Vale lembrar que apenas nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago houve nomeação de político da região, notadamente de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário